Menu

3 de Dezembro, 2023

Opinião. Estará na hora da viragem para a SIC e TVI?

Reprodução

SIC e TVI têm recebido sinais de grande fragilidade, sobretudo quando são ultrapassadas pela CMTV nos principais horários. Não está na hora de mudar?

Alterar a programação base de um canal pode ser muito difícil e custar caro. Um erro pode deitar tudo a perder. Contudo, é um facto que SIC e TVI estão cada vez mais débeis e o crescimento da RTP e da CMTV mostram isso mesmo.

Se o foco for o horário nobre, é fácil perceber o decréscimo de público que as novelas têm tido. E isto não é um alerta para que se acabem para as novelas, mas para que se comece a pensar noutro género de produtos. Nas últimas semanas, por exemplo, o programa ‘Joker’ tem vencido a novela ‘Papel Principal’ e, em alguns momentos, ultrapassado ‘Festa é Festa’.

Aliás, nos dias de hoje já nenhuma novela consegue ultrapassar, em média, o milhão de espectadores, sendo esse mais um sinal de mudança drástica no consumo de entretenimento dos portugueses.

Não seria então o momento de dar o palco principal a outros formatos? Reality-shows, concursos ou competições? 

Seria interessante ver a SIC ou a TVI a voltar a alterar o panorama televisivo em Portugal. É altura de correr alguns riscos sob pena de se tornarem, em menos tempo do que seria suposto, em meios de comunicação menos relevantes.

Categorias: Tags: