O novo concurso da RTP já estreou e obteve resultados surpreendentes nas noites de sábado. ‘The Floor’ é mais um tiro certeiro da estação pública.
Depois do sucesso de ‘Taskmaster’ aos sábados à noite, a RTP voltou a acertar com o ‘The Floor’. O concurso de cultura geral do mesmo criador do ‘Big Brother’ é o primeiro momento televisivo digno de registo nesta nova temporada.
Nesta nova aposta, 100 concorrentes disputam entre si por um prémio final, tentando ganhar espaço nos quadrados dispostos nos chão e que correspondem a uma categoria escolhida por cada candidato à vitória. Em cada “batalha” um concorrente é expulso do jogo.
No episódio de estreia, o canal um voltou a mostrar que o grande entretenimento também pode ter uma vertente cultural.
Palmeirim imbatível
Vasco Palmeirim é o apresentador do ‘The Floor’ e, neste momento, não há ninguém a trabalhar melhor do que ele nesta área. Está como um peixe na água e consegue dar ainda mais dinâmica ao concurso.
Por outro lado, a escolha foi acertada, não há dúvida, mas mais cedo ou mais tarde o apresentador terá de fazer uma pausa para descansar a imagem.
A corrigir
Há poucas pontas soltas neste novo programa, embora nem tudo sejam rosas. No momento em que os concorrentes estão a jogar, surgem imagens no ecrã e que são, várias vezes, muito difíceis de entender por parte do espectador. Talvez seja algo a corrigir na edição das próximas exibições.
Além disso, entende-se que um formato de grande escala tenha de render a todos os níveis e tempo é dinheiro. Ainda assim, o tempo de conversa entre apresentador e concorrentes deveria ser mais curto para não se perder a dinâmica e o ritmo.
As audiências
Os resultados foram surpreendentes, já que o ‘The Floor’ aproveitou as fragilidades da SIC e da TVI no horário para liderar. O concurso alcançou uma audiência média de 6,2% e 14,2% de quota de mercado. Palmeirim foi líder frente ao ‘Congela’ e ao ‘Parece Impossível’.