RTP fica sem publicidade até 2027

Reprodução/Imagem RTP

O Governo anunciou esta terça-feira (08/10) o fim da publicidade nos canais da RTP. A redução será gradual até que a publicidade seja completamente extinta em três anos.

A medida terá um impacto de 18 milhões de euros nos próximos anos. A retirada de publicidade da RTP é uma das 30 medidas do Plano de Acção para a Comunicação Social que foi apresentado pelo ministro da tutela, Pedro Duarte.

Atualmente, a estação pública pode exibir seis minutos de publicidade por hora e, com a nova medida, passará a contar com uma redução de dois minutos por ano. Em 2027, a RTP já não terá publicidade, que será substituída por espaços de promoção e eventos culturais.

Na Europa, existe uma tendência dos canais públicos em retirar a publicidade dos seus canais, embora Nicolau Santos, Presidente da RTP, tenha explicado na conferência “O futuro dos media” que em países como a Itália, Irlanda, Áustria e Bélgica os canais públicos continuam a contar com espaços comerciais na sua antena.

Presidente discorda com a solução

Nicolau Santos afirmou que o fim da publicidade “significa perda de relevância” da empresa e que é necessário garantir fontes de alternativas de financiamento que compensem esta medida. O Presidente da RTP fez ainda uma proposta de redução e não de extinção de publicidade, mas que não foi aceite pelo governo.