Menu

6 de Fevereiro, 2024

Opinião. ‘Senhora do Mar’ nadou e não morreu na praia

Reprodução/Facebook/SIC

‘Senhora do Mar’ chegou aos ecrãs da SIC com a missão de salvar o horário nobre da estação. Com os Açores como pano de fundo, a novela cumpriu o propósito no primeiro episódio.

A SIC não podia falhar na sua nova novela e não falhou. ‘Senhora do Mar’ não é infalível, mas em primeira instância mostra ter uma história mais cativante do que as antecessoras.

No primeiro episódio foi contada a história de Joana, protagonizada por Sofia Ribeiro. A mulher sofre de violência doméstica por parte do marido e consegue fugir, escondendo-se num veleiro que viaja para os Açores e do qual, uma vez mais, consegue fugir.

Na ilha Terceira, na praia, encontra uma criança que está perdida, leva-a até à aldeia mais próxima e é apelidada de santa.

O lado dramático da história foi bem contado, com boas interpretações de Sofia Ribeiro, Pedro Hossi, Vera Kolodzig e Rita Blanco, os destaques da estreia.

O lado errado

Apesar das boas premissas, nem tudo foi bom no primeiro episódio de ‘Senhora do Mar’. Houve várias falhas, pequenas, mas que fazem toda a diferença para que a história se torne mais ou menos verosímil. 

Erros como num plano surge a protagonista descalçar as botas e, segundos depois, noutro plano, já não estarem lá. Pormenores como deixar cair a mala num plano e sair segundos depois com a mala ao ombro. São pequenos pormenores, mas que fazem pensar que anos de experiência são deitados ao lixo com erros tão crassos.

A juntar a isso, houve ainda cortes na história principal com cenas pouco interessantes e que, para já, acrescentaram muito pouco.

Além disso, a história da criança perdida foi um ótimo ponto de partida, mas faria tão mais sentido se a criança não tivesse perdido pouco mais do que uns minutos, tirando assim ênfase ao facto do salvamento da “santa” se tornar um tanto ridículo, já que exagerado seria sempre.

Os números da estreia

A TVI bloqueou a estreia de ‘Senhora do Mar’ com um especial do ‘Big Brother’ e outro de ‘Cacau’. A novela da SIC não aguentou o embate e ficou-se pela segunda posição, mas nem tudo foi mau.

A trama fez subir os números da estação ao garantir 8,4% de audiência média e 16,4% de share, o que significa que cerca de 812 mil espectadores acompanharam a estreia.

 Recorde-se que ‘Papel Principal’ não foi além dos 714 mil espectadores quando estreou em setembro.

‘Senhora do Mar’ não é uma obra prima, mas é melhor do que a SIC tem feito nos últimos trabalhos.

Quantas estrelas merece a estreia?

Categorias: Tags: