Menu

23 de Janeiro, 2024

Opinião. ‘Cacau’ é um regresso às origens

Reprodução/Imagem TVI

‘Cacau’ estreou em janeiro e é a grande aposta na ficção para os próximos meses. Por agora, a novela mostrou que é um regresso ao passado, no bom sentido.

‘Cacau’ prometeu trazer uma grande história para o pequeno ecrã e, apesar de não entusiasmar por completo, também não desiludiu.

No primeiro episódio, inteligentemente, contou a história que será o fio condutor para os próximos meses, deixando de lado núcleos secundários. A trama é clássica: uma jovem boazinha, pobre, que afinal é filha de um homem rico. Obviamente, o dinheiro não será uma benção já que a madrasta e a irmã não querem partilhar nada e vão fazer-lhe a vida negra. Onde é que já vimos isto? Na TVI e em todo o lado!

Contudo, a história teve ritmo e mostrou uma Alexandra Lencastre em grande forma. De facto, não se percebe o porquê de a SIC nunca a ter colocado num papel de destaque, mas isso são outros quinhentos.

O menos bom

Após vários meses de preparação, seria mais difícil existirem erros grosseiros da TVI. Por outro lado, há que destacar o sotaque ora português, ora português do Brasil da protagonista. Acaba por ser algo descabido porque não tem uma lógica, apesar do bom esforço de Matilde Reymão.

A isso, junta-se ainda a história do cacau com pimenta, como se fosse uma grande novidade e como se em Portugal não tivesse sido um sucesso uma novela da Globo precisamente com o nome ‘Chocolate Com Pimenta’.

As audiências

Os espectadores parecem estar agradados com o regresso às origens por parte da TVI. ‘Cacau’ liderou confortavelmente na estreia e, algo pouco habitual, subiu os resultados ao segundo episódio.

Até agora, apesar de pequenas oscilações, a novela tem liderado sempre e será difícil a SIC dar a volta ao texto nos próximos meses.

Avaliação

Categorias: Tags: