Menu

2 de Julho, 2023

Pergunta ao GPT. Qual a novela brasileira mais vista em Portugal?

Reprodução/GLOBO

Os conhecimentos do Chat GPT sobre televisão voltaram a ser colocados à prova. Será que a conseguiu responder corretamente à questão do título?

O A Caixa que já foi Mágica questionou o Chat GPT sobre novelas brasileiras e qual delas foi a mais vista de sempre em Portugal. A Inteligência Artificial respondeu que ‘Avenida Brasil’, de 2012, detém esse estatuto ainda hoje. Será que a resposta certa?

Não, claro que não. As histórias da Globo já tiveram a sua fase de ouro em Portugal, sobretudo na SIC, mas há vários anos que não conquistam os espectadores como outrora. Aliás, a ficção portuguesa foi capaz de suplantar a liderança das novelas brasileiras.

A história de vingança de Nina contra Carminha ajudou realmente os portugueses a fazerem as pazes com a ficção de terras de Vera Cruz. Foi um enorme sucesso e liderou audiências, mas esteve muito longe de ser a novela mais vista de sempre.

Antes da medição de audiências

Em Portugal, as audiências começaram a ser medidas na década de 90, por isso, é impossível quantificar o sucesso de novelas como ‘Gabriela’ ou ‘Roque Santeiro’. Ainda assim, existe a plena certeza de que, na sua época, pararam verdadeiramente o país.

O auge das novelas brasileiras

É difícil encontrar dados concretos sobre as audiências dos anos 90, mas é possível ter uma ideia daquela que será, ainda hoje, a novela brasileira mais vista de sempre em Portugal.

O ‘ Rei do Gado’, transmitida em 1996, é um dos formatos mais vistos de sempre e detém o recorde de novela mais vista por cá. Cada episódio da história protagonizada por António Fagundes alcançou, em média, cerca de 2,5 milhões de espectadores. Contudo, novelas como ‘A Indomada’, ‘A Viagem’, ‘Explode Coração’ ou ‘Terra Nostra’ foram igualmente enormes sucessos.

Quanto à resposta do Chat GPT não podia estar mais incorreta. ‘Avenida Brasil’ superou o milhão de espectadores na sua média geral, muito longe dos números alcançados por novelas de outros tempos.

Pergunta ao GPT. Qual a novela portuguesa mais vista de sempre?

Foi esta a primeira questão colocada ao chat GPT e a resposta foi a novela da TVI ‘A Única Mulher’. “A novela portuguesa mais vista de sempre é ‘A Única Mulher’, exibida pela TVI entre 2015 e 2016. A trama, que contou a história da luta de uma mulher para recuperar a família após a morte do marido, alcançou uma audiência média de 1,5 milhões de telespectadores por episódio e um share de 35%”, pode ler-se na resposta.

Pode ler o artigo completo aqui.

Categorias: Tags: