Menu

5 de Outubro, 2022

10 novelas brasileiras que foram um sucesso em Portugal

Reprodução

A TV Globo escolheu 10 novelas que foram transmitidas em Portugal e que tiveram enorme sucesso. Com bem mais de 150 histórias brasileiras exibidas pelos canais portugueses até aos dias de hoje, consenso é que não haverá na escolha. Ainda assim, é inegável o sucesso de cada uma delas.

Gabriela (1977)

Foi a primeira telenovela exibida em Portugal e foi um enorme sucesso em todo o país. A trama é uma adaptação do romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, e contou com Sónia Braga, Armando Bógus, José Wilker ou Nívea Maria no elenco. Vale lembrar que, nesse ano, a Assembleia da República parou para assistir a um episódio. Mais recentemente, a SIC exibiu o remake da novela das novelas com enorme sucesso, embora longe da loucura de outros tempos.

Roque Santeiro (1987)

Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, ‘Roque Santeiro’ foi um sucesso estrondoso no Brasil, alcançando a maior audiência de sempre no país, com um share de 95% no último episódio. Em Portugal, a história de Roque Santeiro, Sinhôzinho Malta e Viúva Porcina foi exibida pela RTP, tornando-se também num fenómeno. “Tou certo ou tou errado?”

Rei do Gado (1996)

O ’Rei do Gado’ conta a história do romance entre o latifundiário Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e Luana Berdinazzi (Patricia Pillar). Ambos são descendentes de duas famílias rivais de imigrantes italianos, que fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café. Em Portugal, a novela foi transmitida pela SIC numa altura em que a estação vivia o seu auge. Ainda hoje, é uma das novelas mais vistas de sempre com a grande maioria dos episódios a rondar os 2,5 milhões de espectadores, números impensáveis para os padrões atuais.

Terra Nostra (1999)

A novela aborda a imigração italiana e sua importância na formação da sociedade brasileira a partir do romance entre os jovens italianos Matteo e Giuliana. Em novembro de 1999, dois meses após estrear no Brasil, ‘Terra Nostra’ foi igualmente exibida pela SIC e, provavelmente, o último sucesso estrondoso da ficção brasileira em Portugal.

Novelas no novo milénio

Novelas brasileiras - Laços de Família
Reprodução

Laços de Família (2000)

A novela teve grande sucesso já que mostrou a história de amor de uma mãe e uma filha pelo mesmo homem. Uma das cenas mais marcantes foi quando Camila (Carolina Dieckmann) rapou o cabelo depois de descobrir que tinha leucemia. Apesar de ter tido sucesso, a história teve de enfrentar a primeira edição do ‘Big Brother’, na TVI, tornando-se no início do declínio das novelas brasileiras.

Chocolate com Pimenta (2004)

É apresentada como uma novela no estilo de comédia romântica, inspirada na opereta “A Viúva Alegre”, de Franz Lehár. Na história, Ana Francisca é uma menina humilde, romântica e ingénua que desperta interesse em Danilo na pequena cidade de Ventura, famosa pelos seus chocolates e bolos artesanais. A novela foi um dos maiores sucessos da Globo no início do milénio, tendo sido emitida em Portugal originalmente pela SIC, em 2004. Aliás, a história começou por ser transmitida durante a tarde, mas acabou por ganhar honras de horário nobre. 

Alma Gémea (2005)

Do mesmo autor de ‘Chocolate Com Pimenta’, esta história é sobre o amor eterno de um homem e uma mulher tragicamente separados e que, cerca de 20 anos depois, voltam a encontrar-se quando ela reencarna num novo corpo. ‘Alma Gémea’ chegou a Portugal numa altura em que o canal de Paço de Arcos estava em perda. Contudo, o sucesso da novela foi tão grande que passou a ser transmitida ao final da tarde e ao início da noite.

Avenida Brasil (2012)

A trama conta a história de Rita, que foi abandonada no lixão pela madrasta após o seu pai morrer. Anos depois, ela infiltra-se na mansão da nova família de Carminha para se vingar. ‘Avenida Brasil’ foi um ponto de viragem para as novelas da Globo em Portugal, depois de anos a perder importância e público. A história foi líder de audiências ao final da noite.

Amor à Vida (2013)

Anos após ter sua filha roubada, Paloma fica frente a frente com o homem acusado do crime. A médica, porém, nem desconfia que o irmão, o invejoso Félix, é o verdadeiro culpado. Curiosamente, no último episódio da novela, foi exibido o primeiro beijo gay na TV Globo, entre os personagens Félix e Niko. Por cá, a trama aproveitou o sucesso de ‘Avenida Brasil’ e facilmente fez frente às apostas da TVI.

Êta Mundo Bom (2020)

Na história, Candinho é um jovem empregado numa zona rural e é despedido por se envolver com a filha mais jovem da família para quem trabalhava. Ele deixa os seus pais adotivos para trás e segue para a capital, em busca da sua mãe biológica, Anastácia. O destino insiste em pregar-lhe partidas, mas o jovem encara o dia a dia com humildade, generosidade e bom humor. A SIC decidiu ir buscar a novela à gaveta e transmiti-la no horário das 19h00. Rapidamente, a novela se tornou um sucesso capaz de fazer frente ao programa de Cristina Ferreira e até mesmo ao ‘Preço Certo’.

Categorias: Tags: