25 de Janeiro, 2023
5 de Outubro, 2022
10 novelas brasileiras que foram um sucesso em Portugal

Reprodução
A TV Globo escolheu 10 novelas que foram transmitidas em Portugal e que tiveram enorme sucesso. Com bem mais de 150 histórias brasileiras exibidas pelos canais portugueses até aos dias de hoje, consenso é que não haverá na escolha. Ainda assim, é inegável o sucesso de cada uma delas.
Gabriela (1977)
Foi a primeira telenovela exibida em Portugal e foi um enorme sucesso em todo o país. A trama é uma adaptação do romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, e contou com Sónia Braga, Armando Bógus, José Wilker ou Nívea Maria no elenco. Vale lembrar que, nesse ano, a Assembleia da República parou para assistir a um episódio. Mais recentemente, a SIC exibiu o remake da novela das novelas com enorme sucesso, embora longe da loucura de outros tempos.
Roque Santeiro (1987)
Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, ‘Roque Santeiro’ foi um sucesso estrondoso no Brasil, alcançando a maior audiência de sempre no país, com um share de 95% no último episódio. Em Portugal, a história de Roque Santeiro, Sinhôzinho Malta e Viúva Porcina foi exibida pela RTP, tornando-se também num fenómeno. “Tou certo ou tou errado?”
Rei do Gado (1996)
O ’Rei do Gado’ conta a história do romance entre o latifundiário Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e Luana Berdinazzi (Patricia Pillar). Ambos são descendentes de duas famílias rivais de imigrantes italianos, que fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café. Em Portugal, a novela foi transmitida pela SIC numa altura em que a estação vivia o seu auge. Ainda hoje, é uma das novelas mais vistas de sempre com a grande maioria dos episódios a rondar os 2,5 milhões de espectadores, números impensáveis para os padrões atuais.
Terra Nostra (1999)
A novela aborda a imigração italiana e sua importância na formação da sociedade brasileira a partir do romance entre os jovens italianos Matteo e Giuliana. Em novembro de 1999, dois meses após estrear no Brasil, ‘Terra Nostra’ foi igualmente exibida pela SIC e, provavelmente, o último sucesso estrondoso da ficção brasileira em Portugal.
Novelas no novo milénio

Laços de Família (2000)
A novela teve grande sucesso já que mostrou a história de amor de uma mãe e uma filha pelo mesmo homem. Uma das cenas mais marcantes foi quando Camila (Carolina Dieckmann) rapou o cabelo depois de descobrir que tinha leucemia. Apesar de ter tido sucesso, a história teve de enfrentar a primeira edição do ‘Big Brother’, na TVI, tornando-se no início do declínio das novelas brasileiras.
Chocolate com Pimenta (2004)
É apresentada como uma novela no estilo de comédia romântica, inspirada na opereta “A Viúva Alegre”, de Franz Lehár. Na história, Ana Francisca é uma menina humilde, romântica e ingénua que desperta interesse em Danilo na pequena cidade de Ventura, famosa pelos seus chocolates e bolos artesanais. A novela foi um dos maiores sucessos da Globo no início do milénio, tendo sido emitida em Portugal originalmente pela SIC, em 2004. Aliás, a história começou por ser transmitida durante a tarde, mas acabou por ganhar honras de horário nobre.
Alma Gémea (2005)
Do mesmo autor de ‘Chocolate Com Pimenta’, esta história é sobre o amor eterno de um homem e uma mulher tragicamente separados e que, cerca de 20 anos depois, voltam a encontrar-se quando ela reencarna num novo corpo. ‘Alma Gémea’ chegou a Portugal numa altura em que o canal de Paço de Arcos estava em perda. Contudo, o sucesso da novela foi tão grande que passou a ser transmitida ao final da tarde e ao início da noite.
Avenida Brasil (2012)
A trama conta a história de Rita, que foi abandonada no lixão pela madrasta após o seu pai morrer. Anos depois, ela infiltra-se na mansão da nova família de Carminha para se vingar. ‘Avenida Brasil’ foi um ponto de viragem para as novelas da Globo em Portugal, depois de anos a perder importância e público. A história foi líder de audiências ao final da noite.
Amor à Vida (2013)
Anos após ter sua filha roubada, Paloma fica frente a frente com o homem acusado do crime. A médica, porém, nem desconfia que o irmão, o invejoso Félix, é o verdadeiro culpado. Curiosamente, no último episódio da novela, foi exibido o primeiro beijo gay na TV Globo, entre os personagens Félix e Niko. Por cá, a trama aproveitou o sucesso de ‘Avenida Brasil’ e facilmente fez frente às apostas da TVI.
Êta Mundo Bom (2020)
Na história, Candinho é um jovem empregado numa zona rural e é despedido por se envolver com a filha mais jovem da família para quem trabalhava. Ele deixa os seus pais adotivos para trás e segue para a capital, em busca da sua mãe biológica, Anastácia. O destino insiste em pregar-lhe partidas, mas o jovem encara o dia a dia com humildade, generosidade e bom humor. A SIC decidiu ir buscar a novela à gaveta e transmiti-la no horário das 19h00. Rapidamente, a novela se tornou um sucesso capaz de fazer frente ao programa de Cristina Ferreira e até mesmo ao ‘Preço Certo’.

Tenho 32 anos e sou formado em Comunicação e Jornalismo. Contudo, trabalho na área do Controlo de Qualidade de Plásticos há 10 anos.
Fiz um estágio no jornal “Diário de Notícias” e sou autor do site “A Caixa que já foi Mágica”. Neste site dedico-me a notícias relativas à televisão portuguesa, ao comentário televisivo e ainda a entrevistas. Apesar de ser feliz no meu trabalho, o desejo de trabalhar em comunicação mantém-se.
Contacto.: tiagolourenco23@gmail.com
ÚLTIMOS ARTIGOS
25 de Janeiro, 2023
Há uma novidade entre os mentores do ‘The Voice Kids’
25 de Janeiro, 2023
‘Traidores’ é a nova aposta da SIC para as noites de domingo
24 de Janeiro, 2023
Goucha admite ter errado com Maria Cerqueira Gomes
24 de Janeiro, 2023
‘Mother’ bate recordes na SIC Mulher. ‘The Boy’ é nova aposta
21 de Janeiro, 2023
Opinião. Do silêncio, Judite Sousa fez um grito
19 de Janeiro, 2023
Santiago Lagoá deixa ‘Somos Portugal’. Cristina explica razões
25 de Janeiro, 2023
Há uma novidade entre os mentores do ‘The Voice Kids’
25 de Janeiro, 2023
‘Traidores’ é a nova aposta da SIC para as noites de domingo
24 de Janeiro, 2023
Goucha admite ter errado com Maria Cerqueira Gomes
24 de Janeiro, 2023
‘Mother’ bate recordes na SIC Mulher. ‘The Boy’ é nova aposta
21 de Janeiro, 2023
Opinião. Do silêncio, Judite Sousa fez um grito
19 de Janeiro, 2023