A Fazenda é a nova novela da TVI que estreou na segunda-feira, 25 de novembro. A novela mostrou um elenco de luxo, ótimas imagens de África e uma história com pernas para andar. Conheça a avaliação do primeiro episódio.
A TVI não brinca em serviço e depois de uma bem sucedida Cacau, não quis falhar e apostou num início bem ao estilo de um antigo sucesso: A Única Mulher. Neste caso, A Fazenda é inferior em todos os aspectos às antecessoras no horário nobre.
O início da novela contou a história de um amor entre um homem que se tornou rico e uma mulher que já estava casada com um homem poderoso e, sob pena de perder as suas duas filhas, deixou para trás uma grande história de amor. Contudo, a morte do “novo rico” trouxe de volta um passado que promete agitar o futuro: os seus bens foram deixados às filhas do seu antigo amir e não ao adorado filho da sua atual e má viúva.
No geral, a história não é de todo nova, mas é boa. Ainda assim, foi muito mal contada no primeiro episódio. Ao contrário do habitual, não houve espaço para grandes dramas, grandes representações e grandes momentos de tensão. Foi tudo contado de forma atabalhoada e banal. O primeiro episódio só passou a ter interesse a partir do momento em que Dalila Carmo entrou em cena.
Outro pontos fracos
A estreia usou e abusou das imagens de Angola, chegou a parecer um episódio do BBC Vida Selvagem, além dos “momentos musicais” que esgotaram músicas até ao último minuto.
Ao mesmo tempo, pareceu-me claro que a beleza inegável de Margarida Corceiro não lhe chega para agarrar uma protagonista, para já. Falta-lhe garra e amadurecer na profissão.
A Fazenda tem defeitos mas não desilude
Apesar de todos os defeitos, a nova aposta do canal de Queluz de Baixo não deixou de ser um bom momento de televisão. O elenco é bastante bom, no geral, pena a presença de Nuno Lopes não ter sido melhor aproveitada. O grande destaque, no primeiro episódio, vai para Rita Cruz e São José Correia.
Mesmo mal contada, a história principal ficou clara e isso é um ponto positivo, tal como a capacidade a nível técnico que tornou um episódio de uma novela ao nível de um qualquer episódio de série internacional.
Os números
Na estreia, a trama foi líder de audiências com 9,3% de audiência média e 19,5% de share, alcançando os cerca de 893 mil espectadores, em média. O resultado foi melhor que o registado por Cacau na estreia.