Opinião. ‘Dilema’, um ‘Big Brother’ de marca branca

Reprodução/Instagram

A TVI estreou o seu novo reality show neste domingo (07/07). ‘Dilema’ não comprometeu, mas não entusiasmou. Valeu a apresentação de Manuel Luís Goucha.

Os investimentos televisivos não costumam ser feitos no verão e, por isso, sempre pareceu estranho a TVI estrear um novo reality show nesta época. Obviamente que não se esperava um ‘Dilema’ com uma nova grande casa ou concorrentes de peso, mas também não acredito que se esperasse algo tão pobrezinho.

Os contentores e o cenário do ‘BB’

A chegada do ‘Secret Story’ em setembro é o grande foco da TVI e é para lá que irá grande parte do seu investimento. Por isso, o formato de Goucha tornou-se num parente pobre logo a começar pelo cenário das galas.

Neste domingo pudemos ver o mesmíssimo cenário do formato de Cláudio Ramos com o acrescento de uma mesa/bancada central. É uma inovação no género, sem dúvida, mas que retira alguma dinâmica ao formato.

Já a “casa” não são mais do que meia dúzia de contentores com decorações de praia e a prova de que não há grande dinheiro em Queluz.

Os concorrentes

A TVI prometeu caras conhecidas para o ‘Dilema’ e a montanha pariu um rato. Além de famosos por afinidade, como a enteada de Toy, há ainda um corrilho de nomes de outros reality shows do canal.

Para que se tenha noção, provavelmente as pessoas mais famosas que entraram na casa são a Bernardina Brito e a Catarina Miranda.

Percebe-se a intenção de compensar a estreia de um novo formato mais modesto com a presença de nomes mais ou menos conhecidos, mas talvez fosse mais curioso assistir à entrada de “novos personagens”.

A gala

Manuel Luís Goucha foi a grande tábua de salvação da estreia. Seguríssimo e com graça, deu o tom certo à gala de estreia.

Além dele, nota igualmente positiva para a prestação de Susana Dias Ramos como comentadora. Por outro lado, Ricardo Martins Pereira parece não ter encontrado o tom certo e pode ser um erro.

Já Renato Duarte, o infiltrado, cumpriu a tarefa da noite sem grande destaque.

Os resultados do ‘Dilema’

A estreia do programa da TVI foi líder embora sem grande distância para o ‘Casados à Primeira Vista’. O ‘Dilema’ alcançou 9,4% de audiência média e 18,6% no primeiro bloco, subindo depois para 9,5% e 21,9% no segundo. A noite terminou com 6,3% de audiência média e 23,9% de share no momento das nomeações.

A TVI precisa de manter os bons resultados durante o verão e o novo formato é a uma peça-chave. A ver vamos se este ‘Big Brother’ de marca branca o conseguirá. Se conseguir, será um feito.