SIC recupera liderança em junho. As razões para a vitória

Filipe Carmo/Reprodução

A SIC voltou a liderar audiências em junho. O ‘Euro 2024’ e a estreia da novela ‘A Promessa’ ajudaram a estação de Paço de Arcos no resultado.

Junho foi um dos meses mais disputados dos últimos anos, mas acabou por ser vencido pela SIC. A estação subiu os resultados face ao mês anterior de 14,1% para 15,1%.

Por outro lado, a TVI baixou os seus números de 16% para 15,1%. Apesar dos mesmos valores conquistados pelas estações privadas a verdade é que, analisando à centésima, foi o canal de Daniel Oliveira a levar a melhor.

Razões para a vitória da SIC

Depois de perder a liderança das audiências em fevereiro, a SIC volta a ter razões para sorrir em junho. O fator principal para esta recuperação foi a transmissão dos jogos do ‘Euro 2024’, mas que, colocando na balança, a TVI contou igualmente com transmissão de partidas da competição europeia.

A liderança do terceiro canal pode ser explicada com uma melhoria no horário nobre com a chegada de ‘A Promessa’, que tem conseguido sobrepor-se a ‘Cacau’. A par da nova trama, também ‘Senhora do Mar’ conseguiu subir os resultados ao final da noite e vencer ‘Festa é Festa’.

Tardes importantes

O horário nobre e o ‘Euro’ não são as únicas explicações para o sucesso da SIC. ‘Casados à Primeira Vista’ conseguiu a liderança ao final da tarde, anulando o efeito ‘Big Brother’ e também o histórico ‘Preço Certo’.

Por outro lado, também as novelas brasileiras se tornaram num importante balão de oxigénio. ‘Morde e Assopra’ e ‘Terra e Paixão’ têm conseguido ótimos valores para a estação.

A derrota da TVI

Apesar da derrota, a TVI conseguiu manter-se na frente em muitos horários. ‘Dois às 10’, ‘A Sentença’ e ‘Big Brother’ foram os grandes destaques da estação em junho. De ressalvar ainda os bons resultados conquistados pela estreia de ‘Congela’ aos sábados.

Veremos como se vai comportar o canal de Moniz com o final do reality show. A primeira semana de julho não vai contar com nenhum programa do género e só a dia 7 chega o ‘Dilema’ que precisa de correr bem para manter a estação na corrida pela liderança do verão.