Cristina Ferreira revela: “Quando saí da SIC, percebi que já tinha feito tudo lá”

DailyCristina/Instagram

Cristina Ferreira foi entrevistada por Rita Nabeiro, para o D de Delta, no qual voltou a falar sobre o seu regresso à TVI e a saída da SIC.

A apresentadora protagonizou a maior transferência televisiva de sempre, em 2018, ao trocar a SIC pela TVI. Algum tempo mais tarde, Cristina voltou a Queluz de Baixo e voltou agora a falar sobre o assunto.

“Quando saí da SIC, percebi que já tinha feito tudo o que podia ter feito ali. Seria muito difícil manter-me num sítio onde ia ser só o ramerrame diário. Isso é tramado, porque pode levar-te por caminhos apertados”, afirmou a profissional, acrescentando que repetiria tudo.

Já quanto às críticas de quando regressou à TVI, a apresentadora revelou que aprendeu a lidar com a situação: “Aprende-se. Só tens uma hipótese, quando tens milhares de pessoas que dizem que gostam muito de ti e milhares que dizem o contrário: é não absorver nem umas, nem outras. Fazeres o teu caminho, de consciência tranquila.”

As audiências

A TVI é atualmente a estação líder de audiências em Portugal e para isso contribuem o Dois às Dez e o Secret Story, dois programas que apresenta. A diretora falou da importância das audiências e do estado das televisões em Portugal.

“As empresas privadas ainda têm de ser reféns da audiência, que dá o retorno necessário para continuarmos a fazer programas. É óbvio que estamos todos em transformação. A forma de ver televisão mudou, o público mudou, o dinheiro é escasso. Há grandes plataformas com grandes orçamentos. Não consegues fazer uma série que custa um milhão de euros por episódio, não tens esse dinheiro em Portugal. Portanto, como é que consegues atrair a atenção em produtos muito menos dispendiosos? Só tens uma hipótese: trabalhar na emoção, seja ela qual for. É a única coisa que prende. Por isso é que um jogo de futebol prende a atenção, uma novela prende a atenção, um reality show…”, explicou.

Mulher de poder

Mais à frente na entrevista com a neta de Rui Nabeiro voltou ainda a falar das dificuldades que uma mulher tem em impor-se em cargos de direção e como deu a volta às críticas que lhe foram sendo feitas.


“Se tens uma reunião no estrangeiro, perguntam-te com quem ficou o teu filho – se um homem vai, ninguém lhe pergunta isso. Se um homem chega a casa todos os dias tarde, não lhe perguntam se foi dar o jantar ao filho, mas à mulher perguntam. Isto vai ecoando de forma a que a mulher se sinta mal, porque sente que não está a dar à família o que lhe era imputado. Quando te libertas disso e percebes que o teu filho será muito mais feliz se tiver uma mãe que seja realizada profissionalmente e que faça aquilo de que gosta, percebes que estás a dar ao teu filho muito mais do que comida num prato. Tentei sempre dizer isto na televisão, nem sempre sendo entendida”, contou Cristina.