Análise. Novelas turcas conquistam Portugal

Reprodução

Portugal deixou-se render aos poucos às novelas turcas, tal como o resto do mundo. A SIC foi o primeiro canal generalista a abrir as portas às produções da Turquia.

As novelas turcas estão a tornar-se num fenómeno em todo o mundo. Segundo dados da Parrot Analytics, empresa de análise do mercado televisivo, A Turquia é o terceiro país que mais exporta a sua ficção, apenas atrás dos Estados Unidos da América e do Reino Unido.

Por cá, o público português deixou-se levar pelas tramas através da Internet e, em 2021, o canal Dizi Channel passou a transmitir nas operadoras nacionais, tornando mais acessível os produtos da Turquia.

Mais tarde, a SIC Mulher decidiu igualmente exibir histórias daquele país e deu-se bem. As novelas turcas ajudaram a estação a melhorar os seus resultados e a bater recordes. Atualmente,‘Mar de Lágrimas’, ‘Town Doctor’, ‘Sara’, ‘Wounded Birds’ e ‘For My Family’ ocupam grande parte da programação do canal.

SIC dá o primeiro passo

Em julho, a SIC apostou em ‘Querida Filha’ para ocupar o horário após o ‘Primeiro Jornal’, numa tentativa de fazer frente ao sucesso de ‘A Sentença’, da TVI.

Apesar de não ter conquistado a liderança, a séria acerca de um drama familiar conseguiu tornar o canal mais competitivo.

A adaptação de ‘A Promessa’

A novela da noite da SIC é uma adaptação de uma história turca. Inês Gomes, responsável pela primeira adaptação daquele país explicou, ao jornal Expresso, que foi difícil a adaptação à realidade portuguesa. No original, existia uma “noiva prometida”, de acordo com os costumes da Turquia, algo que teve de ser substituído por um acordo entre uma família rica e a matriarca de uma família em dificuldades, com o consentimento da neta.

Além disso, a autora explicou ainda à publicação que as novelas turcas têm cerca de duas horas de duração por episódio e, neste caso em específico, a trama contava apenas com 11 atores, algo impensável para os padrões portugueses. Por isso, foram acrescentados mais 20 personagens e o guião sofreu grandes cortes.

O futuro o dirá, mas as novelas turcas vieram para ficar.