Opinião. A promessa da SIC foi cumprida

Reprodução SIC

‘A Promessa’ estreou em dia de jogo da seleção e garantiu a melhor estreia na ficção da SIC desde 2021.

A nova novela da SIC foi anunciada como há muito não se via. O cuidado e a insistência das promoções de ‘A Promessa’ mostraram que seria o tudo ou nada para a estação liderada por Daniel Oliveira.

O primeiro episódio foi o melhor desde a estreia de ‘Terra Brava’. Apesar de um início mais lento, precisava de maior ação para agarrar o público do futebol, a história foi ganhando vida e sentido.

Mais do que ritmo, a estreia de ‘A Promessa’ não deixou pontas soltas na história principal, e todos os protagonistas foram enquadrados na trama. Além disso, e muito importante, foi o facto de a novela não ceder ao facilitismo de colocar toda a carne no assador no primeiro episódio.

Assim, com um número reduzido de personagens apresentado e sem acesso aos outros núcleos, como o cómico, foi possível uma maior ligação com o “motor” da novela.

As personagens

O elenco principal esteve muito bem na estreia. Com personagens mais ou menos densos, todos os atores conseguiram destacar-se e dar o tom certo à história.

Contudo, há que destacar a prestação de Custódia Gallego e de Joana Ribeiro.

E agora, em tom de desabafo, finalmente Vitória Guerra ganhou destaque como personagem principal.

As audiências

‘A Promessa’ foi líder com 13,4% de audiência média e 27% de share, o equivalente a mais de 1 milhão e 295 mil espectadores. Estes números superam todas as estreias na ficção do canal de Paço de Arcos à exceção da novela ‘A Serra’, que estreou em fevereiro de 2021.

Ainda assim, nenhuma outra novela teve um impulso de um programa antecedente de 4 milhões de espectadores. Logo, apesar de bons, estes números não impressionam.

Não esquecer ainda que, muito provavelmente, a SIC abdicou de milhões de euros em publicidade ao escolher colar a estreia da novela ao jogo. Caso contrário, muito provavelmente a estreia teria conseguido menos três ou quatro pontos de audiência e dificilmente teria superado a concorrência.

Objetivo cumprido

Daniel Oliveira apresentou um bom produto ao público, embora não esqueçamos também que se trata de um original turco, o que pode ter retirado alguns vícios às típicas histórias nacionais.

A isso, acrescenta-se um bom resultado que pode contaminar os dias que virão e dar ao canal a liderança ou números mais confortáveis em horário nobre.