SOBRE O ‘A CAIXA QUE JÁ FOI MÁGICA’

“O A Caixa que já foi Mágica teve o seu início em 2011, ainda como um blog do SAPO.

Era verão e eu, Tiago Lourenço, estava desempregado. Tinha saído da Universidade no ano anterior. O jornalismo, área que estudei, não me quis abrir as portas, ou pelo menos a pagar, e foi por isso que decidi criar o meu próprio projeto.

A televisão, as audiências, os programas, as novelas, as séries, os bastidores sempre me suscitaram interesse e foi por isso que centrei o A Caixa que já foi Mágica nesse tema.

E o porquê do nome? Porque durante muitos anos se atribuiu a expressão “caixa mágica” à televisão. A verdade é que há muitos anos não fazíamos ideia de como tudo era feito. Há uns anos não tínhamos acesso fácil à Internet. Por mais que digam que não, a televisão perdeu alguma da sua magia.

Lembro-me de a minha saudosa avó me perguntar, enquanto víamos os “Teletubbies”, como é que “eles” metiam lá os coelhos a passear e eles nunca fugiam?

Parece uma pergunta estúpida, mas nos anos 90 não o era. Hoje sabemos como tudo se faz, porque própria televisão nos mostrou.”

Estatuto Editorial

1 – O A Caixa que já foi Mágica é um órgão digital de informação especializado no entretenimento. O principal objetivo é o de oferecer informação completa e atualizada sobre os vários canais e respetivos programas da televisão nacional;

2 – O A Caixa que já foi Mágica é um projeto interativo, que permite o acolhimento de novos colaboradores. O objetivo será sempre ajudar a ajudar a formar, por exemplo, estudantes de comunicação ou recém-licenciados;

3 – O A Caixa que já foi Mágica é um órgão independente dos poderes políticos, económicos e religiosos. Defende a liberdade de expressão e recusa todo e qualquer tipo de interferência ou pressão no seu trabalho e na prestação de informação isenta, credível e rigorosa;

4 – O A Caixa que já foi Mágica tem como compromisso respeitar, acima de tudo, os princípios deontológicos do jornalismo e da ética profissional, agindo em conformidade com os princípios da Constituição da República Portuguesa e das leis reguladoras do trabalho jornalístico;

5 – O A Caixa que já foi Mágica reserva-se no direito de alterar, acrescentar ou eliminar qualquer artigo ou comentários da sua plataforma digital, sem aviso prévio, caso o mesmo não vá de encontro ao Estatuto Editorial do projeto.

6 – Por fim, o A Caixa que já foi Mágica acredita que o seu trabalho é, de certa forma, serviço de interesse público. Além disso, compromete-se em manter sempre o respeito total pelos seus leitores, em prol do desenvolvimento da identidade e cultura nacionais.

Contactos

Contacto geral | tiagolourenco23@gmail.com

Proprietário e Fundador | Tiago Alexandre Franco Lourenço

Morada | Torres Vedras

Diretor | Tiago Lourenço

Periodicidade | Diária

Conteúdo | Informação Especializada

Âmbito Geográfico | Nacional

Distribuição | Gratuita

Suporte |  Online