Menu

16 de Abril, 2024

‘A Sentença’. Queremos mesmo voltar à TV dos anos 90?

Reprodução/TVI

‘A Sentença’ chegou às tardes da TVI prometendo um “simulacro de jurídico” e cumpriu. O problema é que se nota demasiado de que se trata de uma encenação do início ao fim.

O novo programa da TVI não trouxe nada de novo. A estreia mostrou que ‘A Sentença’ é exatamente o mesmo que ‘O Juiz Decide’, programa que fez sucesso na SIC nos anos 90.

No formato, são encenadas situações reais perante um juiz que, no final, define uma sentença. Pelo meio, há ainda a opinião de um “júri”. Até a balança da justiça com a votação desse júri é uma inspiração do original.

No primeiro programa, a encenação até foi bem feita pelos atores convidados, e casal na vida real. Contudo, o público na retaguarda esboçou sorrisos visíveis ao telespectador, descredibilizando tudo aquilo que estava a ser dito.

A estreia de João Patrício

O realizador e diretor da TVI estreou-se como apresentador e há que referir que encontrou, logo à primeira, o tom certo. Ainda assim, precisa de treinar a sua prestação como apresentador.

Falhou em todas as alterações de plano e mostrou-se pouco empático com os convidados presentes, mostrando que estave demasiado agarrado ao guião. 

A sentença final

A TVI pode estar feliz com os resultados da estreia, já que ‘A Sentença’ foi líder de audiências com 4,2% de audiência média e 19,8% de share.

Por agora é cedo para perceber se se tratou apenas de mera curiosidade do público, ou se o programa caiu mesmo no goto.

Por outro lado, a nova aposta da estação de Queluz de Baixo mostrou que já tudo foi inventado e que os canais nacionais estão com dificuldades em inovar. Esta encenação funcionou nos anos 90, numa altura em que, digo eu, o público tinha menos informação e, por isso, mais fácil de enganar com encenações. Hoje em dia, os espectadores são muito mais exigentes. Um lote de atores menos bem sucedido pode colocar rapidamente em causa o sucesso de um formato que me parece ultrapassado.

Resta saber qual será a sentença do público daqui para a frente. Uma coisa é certa: só será enganado quem quiser. A TVI não está a vender gato por lebre e isso já não é mau.

Categorias: Tags: