Menu

31 de Janeiro, 2024

Análise. Estará a SIC numa crise sem retorno?

Filipe Carmo/Reprodução

Janeiro não foi um mês fácil para a SIC, depois de mais uma aposta mal sucedida. A TVI ganha agora com maior frequência e poderá ser um ponto sem retorno.

Já há vários meses que a SIC tem fraquejado nas audiências, embora sem nunca deixar a liderança. Também já aqui foi dito que, sobretudo, a sua ficção está numa crise profunda.

Desde ‘Amor Amor’ e ‘A Serra’, ambas de 2022, que as coisas não têm corrido bem, embora ‘Sangue Oculto’ tenha dado o ar da sua graça. Ainda assim, ‘Por Ti’, ‘Lua de Mel’, ‘Flor Sem Tempo’ e, por último, ‘Papel Principal’ engrossam a lista de novelas menos bem sucedidas.

Aliás, a trama protagonizada por Carolina Carvalho e Ângelo Rodrigues é um tremendo falhanço que ocupa agora os finais de noite com audiências, para o padrão da SIC, a roçar o miserável.

Daytime é a salvação da SIC

Embora sem se poder gabar de uma liderança inequívoca, é certo que a programação da estação de Paço de Arcos ao longo do dia está estável. O ‘Casa Feliz’, o ‘Primeiro Jornal’, O ‘Linha Aberta’ e o ‘Júlia’ são competitivos e não raras vezes líderes de audiências. Mas, basta o daytime fraquejar para a liderança da SIC deixar de ser uma realidade. 

Ainda assim, nem tudo são rosas e a repetida ‘Morde e Assopra’ tem muitas dificuldades em impôr-se nos finais de tarde o que, por incrível que pareça, não afeta sobremaneira a liderança do ‘Jornal da Noite’.

O longo ‘Jornal da Noite’

Neste momento, a galinha dos ovos de ouro do canal de Daniel Oliveira é a informação. Por isso, a estação usa e abusa do seu principal noticiário, enchendo-o com reportagens longas, quase a roçar o documentário, garantindo assim o público por mais tempo.

As apostas do ano

Além da informação, o grande ganha pão do terceiro canal é a nova temporada de ‘A Máscara’. Aposta para os sábados, o programa de João Manzarra conseguiu anular o regresso do ‘Dança Com as Estrelas’ e garantir ótimos números.

Sorte contrária teve o ‘Era Uma Vez na Quinta’. Não se pode dizer que o formato seja um desastre, mas também está longe de ser um sucesso. Não vence em nenhum dos dias em que é emitido e em nenhum horário, embora ajude a SIC a “sofrer” menos no horário nobre durante a semana.

O que se segue

Para já, que se saiba, a SIC só tem em carteira a estreia de ‘Senhora do Mar’. A novela pode ser a bitola para os próximos meses. Com os Açores como pano de fundo e uma história mais densa, a novela pode agradar mais espectadores. Se falhar, pode ser a machadada final.

Quanto à ‘Quinta’, diz-se que o canal gastou cerca de 2 milhões de euros, um grande investimento. Se não quiser perder tudo, talvez não fosse má ideia acelerar a edição atual e apostar numa com famosos e galas em direto.

O futuro não parece, para já, muito risonho para os lados de Paço de Arcos.

Categorias: Tags: