O ano de 2023 correu bem à RTP, com algumas apostas bastante acertadas e outros formatos a voltar a ganhar importância. Conheça o balanço com a escolha para o melhor e o pior do ano.
Melhor do ano
‘Praça da Alegria’
‘Estrelas ao Sábado’, ‘Taskmaster’, ‘Joker’ ou o ‘Preço Certo’ podiam muito bem ter sido as escolhas para o melhor do ano de 2023 neste balanço, mas o ‘Praça da Alegria’ merece essa distinção mais do que qualquer outro.
É um dos programas com maior longevidade na televisão portuguesa e já passou por momentos difíceis. Sónia Araújo e Jorge Gabriel foram os rostos visíveis das mudanças e chegaram a ser atirados para os fins-de-semana.
De regresso ao Porto, o formato manteve-se à tona, alcançando em 2023 uma “nova vida”. Neste ano, o ‘Praça da Alegria’ passou a estar nas preferências dos espectadores das manhãs e, imagine-se, chegou mesmo a ganhar audiências no horário. Além disso, não poucas vezes alcançou o segundo lugar.
É digno ainda de registo que o programa da RTP não recorre a histórias de faca e alguidar como a concorrência, o que mostra que a diferença, tarde ou cedo, pode agradar ao público.
O pior de 2023
‘5 para a meia noite’
O regresso do programa de late night foi uma boa notícia porque faz falta algo do género na televisão nacional.
Contudo, a forma de como foi feito não foi a melhor. Gilmário Vemba é, inegavelmente, uma pessoa com talento, mas isso não significa que saiba fazer tudo. A RTP, embalada pelo sucesso do ‘Taskmaster’, achou que o humorista podia ser o melhor rosto para o ‘5 para a Meia-Noite’, mas enganou-se. Gilmário cumpre, mas não entusiasma.
Uma escolha pouco acertada da RTP neste 2023.