A nova série portuguesa da Netflix está entre as mais vistas em 33 países, quatro dias depois da estreia. ‘Rabo de Peixe’ é a segunda história nacional a fazer parte do serviço de streaming.
A série protagonizada por José Condessa já não é só um sucesso em Portugal, como seria de esperar, mas caiu no goto de muitos espectadores da Netflix por todo o mundo. ‘Rabo de Peixe’ está em 33 topes, segundo dados da FlixPatrol, que faz a compilação dos dados das plataformas mundiais.
No Luxemburgo e em Malta, por exemplo, a trama baseada numa história verídica ocupa a segunda posição entre os mais vistos no serviço de streaming. Além disso, em Espanha, no Uruguai e na Grécia, atualmente, ocupa a quarta posição.
O sucesso de ‘Rabo de Peixe’ é mais surpreendente se for tido em conta que ‘Glória’, a primeira série portuguesa na Netflix, ocupou apenas o top de Portugal e do Luxemburgo nas primeiras semanas de exibição. Com realização de Augusto Fraga, o drama também está nos primeiros lugares de países como o Brasil, Itália, Países Baixos ou até mesmo das Bahamas.
O elenco de ‘Rabo de Peixe’
José Condessa é o protagonista da nova aposta do serviço de streaming a que se juntam outros nomes bem conhecidos dos portugueses. Além do ator, que também já gravou uma novela na Globo, a história conta com Afonso Pimentel, Pêpê Rapazote, Albano Jerónimo, Daniela Ruah, Maria João Bastos ou Salvador Martinha no elenco.
‘Rabo de Peixe’ foi um dos projetos vencedores do concurso promovido em 2020 pela Netflix. O objetivo principal foi apoiar a produção audiovisual portuguesa no contexto da pandemia de Covid-19.
A verdade da mentira
A vila dos Açores mudou completamente de rumo em 2001, altura em que deu à costa meia tonelada de cocaína.
Os habitantes aperceberam-se do conteúdo dos pacotes e começaram a recolher os mesmos para venda e consumo próprio. Conta-se que um copo cheio de cocaína chegou a ser vendido por 5 mil escudos, o equivalente a 25 euros.
Ainda hoje, a população sofre as consequências do consumo de drogas numa vila que vive essencialmente da agricultura e da pesca.