O ‘Casa Feliz’ está no ar desde que Cristina Ferreira abandonou a SIC, em 2020. Desde então, Diana Chaves e João Baião assumem as manhãs da estação, mas as audiências já não correspondem como noutros tempos.
O matutino da SIC tem enfrentado várias dificuldades nas últimas semanas, como em impor-se nas audiências o que significa bastante desgaste. Será que o ‘Casa Feliz’ passa de setembro?
Se tudo se mantiver como está, dificilmente. A estação de Paço de Arcos tem de ser competitiva em todos os horários e a verdade é que já são mais raras as vezes que o talk show chega ao primeiro lugar. Além disso, também não foram tão poucas as vezes em que ficou atrás do ‘Praça da Alegria’, algo impensável há uns anos.
Passou a fase Cristina “má”
Sem demérito para qualquer um dos dois, a verdade é que durante muito tempo Diana Chaves e João Baião foram vistos como os heróis que deram o corpo às balas quando a vilã Cristina Ferreira deixou o terceiro canal sem aviso prévio.
Esse “estado de graça” passou por completo e já não dá frutos. A diabolização da apresentadora da TVI, não assumidamente por parte da SIC, serviu como um dos combustíveis do sucesso inicial do formato que substituiu o ‘Programa da Cristina’.
Desgaste óbvio
O ‘Casa Feliz’ está numa fase de desgaste que pode piorar nos próximos tempos. Além das poucas alterações ao programa, não nos podemos esquecer que a direção da estação liderada por Daniel Oliveira usou e abusou daquele cenário.
Foram festas, especiais, sitcoms e programas aos fins-de-semana. De repente, aquele “palco” esteve nos ecrãs em todos os horários possíveis e, também por isso, se sinta um cansaço maior daquilo a que se pode assistir nas manhãs da SIC.
Qual a solução para o ‘Casa Feliz’?
O ‘Casa Feliz’ só terá futuro na grelha do canal se o cenário for completamente alterado, e bem promovido, assim como uma revisão necessária dos conteúdos. Será que alguém continua a aguentar receitas sem sentido e conversas atrapalhadas pela refeição?
Nos últimos fins-de-semana, Daniel Oliveira e a sua equipa testaram o programa ‘Caixa Mágica’, de Fátima Lopes, nas manhãs. A verdade é que, contrariamente às tardes de sábado, o programa correu bastante bem. Será um teste ou um aproveitamento?
Diana Chaves e João Baião são ótimos, mas talvez tenham de dar lugar a outros já depois do verão.