Mimicat representa Portugal na ‘Eurovisão’. Quem é a “nova” estrela?

Facebook/RTP

Mimicat cantou ‘Ai Coração’ na final do ‘Festival da Canção’ deste sábado (11/03) e conquistou 12 pontos do público e do júri.

A grande final do ‘Festival da Canção 2023’ teve suspense até ao final, já que o júri deu um empate a Mimicat e Edmundo. Contudo, o público deu a ‘Ai Coração’ os desejados 12 pontos e a canção vai representar Portugal em Liverpool, a 9 de maio, sucendendo a ‘Saudade Saudade’ de Maro.

A canção vencedora já era uma das grandes favoritas à vitória logo a partir do momento em que foi divulgada pela RTP. Nos últimos meses, as publicações da especialidade deram, na generalidade, a preferência à cantora natural de Coimbra.

Quem é Mimicat?

Mimicat está agora nas bocas dos portugueses, mas já anda nas lides do espetáculo há vários anos. O nome com que se apresenta é o alter ego de Marisa Isabel Lopes Mena, uma mulher de 38 anos que gravou o primeiro disco aos nove anos.

Mais tarde, em 2014, lançou o seu segundo álbum, For You, que teve como primeiro single o tema Tell Me Why. Com o seu novo trabalho, chegou às grandes salas de espetáculo nacionais e foi também apresentar a sua música ao Brasil.

Depois, em 2017, chegou às lojas o álbum Back in Town. Embora com sucesso, voltou a não chegar às grandes massas.

Já em 2019, lançou o seu primeiro trabalho em português, ‘Até ao Fim’, numa homenagem aos 50 anos de amor dos seus pais. Nessa altura, iniciou também uma paragem para ter o seu primeiro filho.

Por fim, ‘Tudo ao Ar’ foi lançada em 2021 e ‘Mundo ao Contrário’ no ano passado. Depois da ‘Eurovisão’, a cantora irá lançar um novo disco no qual juntará três capítulos da sua história.

A reação à vitória

No discurso da vitória, ainda em direto, Mimicat relembrou que já anda no mundo do espetáculo há muitos anos e que é um exemplo para aqueles que pensam em desistir.

“Eu sou uma underdog. Venho de um registo em que não há público. Ninguém sabia quem eu era e, quando apresentei esta canção, foi por todos nós. É por todos os underdogs que andam aí a cantar para terem uma oportunidade, há séculos, e não conseguem. Obrigada a toda a gente que se identificou com a minha canção e que votou”, disse emocionada.

Recorde-se que ‘Ai Coração’ foi a primeira canção enviada por livre submissão a vencer o ‘Festival’.

‘Ai Coração’