Ainda se lembra dos ‘Jogos Sem Fronteiras’?

Logotipo Jogos Sem Fronteiras

Transmitido pela RTP1, este foi um dos programas que mais fez vibrar pequenos e graúdos. A primeira emissão dos ‘Jogos sem Fronteiras’ foi exibida em setembro de 1979, em Portugal, tornando-se na primeira transmissão a cores do canal público, embora pudesse apenas ser vista noutros países.

No dia em que a RTP comemora 66 anos (07/03), vale a pena recordar aquele que foi o formato que marcou várias gerações, os ‘Jogos Sem Fronteiras’. Os jogos consistiam em exigentes provas físicas, mas divertidas aos olhos de quem assistia. Cada emissão continha dez provas e também dez eram os participantes de cada país.

Jogos sem fronteiras
Reprodução/Enciclopédia de Cromos

Eládio Clímaco (ao centro na imagem), tornou-se no rosto português deste programa. Ao longo de 15 participações portuguesas, teve a companhia de Fialho Gouveia, Luís de Matos (na imagem), Anabela Mota Ribeiro (na imagem), Ana Zanatti, Alice Cruz, entre outros.

O início dos jogos

Os “Jogos sem Fronteiras” foram criados por  Charles de Gaulle, em 1963. Contudo, a primeira emissão foi para o ar apenas dois anos depois, em 1965, com Alemanha e França em jogo.

O francês criou o formato com a intenção de unir e promover a amizade entre os vários países da Europa. Um valor que continuava algo perdido, uma vez que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado 18 anos antes, em 1945.

Portugal sem Fronteiras

Portugal participou nos ‘Jogos Sem Fronteiras’, pela primeira vez em 1979. Ao todo, o país fez parte do formato por 15 vezes. Por fim, o país foi a jogo pela última vez em 1998.

Já mais recentemente, Eládio Clímaco confessou à rádio online da Escola Superior de Comunicação Social, que a RTP recusou o regresso do programa em 2010.