25 de Janeiro, 2023
2 de Janeiro, 2023
Opinião. Uma experiência, literalmente, única

TVI
‘A Ex-Periência’ é a nova aposta da TVI que estreou no primeiro dia do ano. Apesar da liderança nas audiências, o formato não se livrou das críticas de parte do público nas redes sociais. Na análise à primeira gala, é quase impossível elogiar o programa.
‘A Ex-Periência’ veio ocupar o lugar do ‘Big Brother’ na programação da TVI, que optou por uma proposta diferente do habitual. No formato, ex-casais voltam a juntar-se para tentar reatar a relação. Pelo meio neste experiência social, terão a ajuda de profissionais de várias áreas.
Maria Botelho Moniz
A apresentadora recebeu o primeiro desafio a solo, e em horário nobre, superando-o com distinção. Maria foi o que de melhor apresentou o novo reality-show. Segura, com o tom e as questões certas e a adotar um difícil papel neutro nas conversas com os concorrentes. Contudo, seria interessante vê-la num registo completamente diferente, uma vez que este não se distancia muito daquele que assume no ‘Dois às 10’.
Casting
Os concorrentes, para já, foram bem escolhidos. Apesar de ser quase inacreditável que alguém tenha a coragem de expor a sua intimidade a este nível, o certo é que a TVI conseguiu mesmo um bom lote de ex-casais. Há para todos os gostos e idades e, sendo eles os únicos protagonistas do programa, é quase certo que vão proporcionar “bons” momentos.
Tudo o resto é para esquecer
‘A Ex-Periência’ é o parente pobre dos reality-shows da TVI e soa sempre a “intervalo” entre o ‘Big Brother’ e outra grande aposta que possa vir por aí, ou até outra edição do formato apresentado por Cristina Ferreira.
O programa é pesado em todos os sentidos. A estreia foi arrastada do início ao fim, com a tristeza a marcar cada conversa. A esperança num final feliz não conseguiu suplantar o tom de “guerra” fria entre todos os ex-casais. A isso, junta-se um cenário que não é bom. Além de se cingir a uma sala e a um corredor, é também demasiado escuro, tornando o programa ainda mais enfadonho.
Por fim, a última parte do reality-show não fez qualquer sentido. Se as pessoas se inscreveram no programa, não significa que querem tentar uma reconciliação? E que sentido fez cada ex-casal deixar o cenário principal, passar por um corredor e voltar exatamente ao mesmo sítio para dizerem que se querem manter na experiência?
No fundo, a TVI fez muito bem em dar descanso ao ‘Big Brother’, só não escolheu o substituto certo. Muito dificilmente conseguirá manter os valores do antecessor que, além dos domingos à noite, nem sempre foram famosos. Provavelmente, será uma experiência única, literalmente.

Tenho 32 anos e sou formado em Comunicação e Jornalismo. Contudo, trabalho na área do Controlo de Qualidade de Plásticos há 10 anos.
Fiz um estágio no jornal “Diário de Notícias” e sou autor do site “A Caixa que já foi Mágica”. Neste site dedico-me a notícias relativas à televisão portuguesa, ao comentário televisivo e ainda a entrevistas. Apesar de ser feliz no meu trabalho, o desejo de trabalhar em comunicação mantém-se.
Contacto.: tiagolourenco23@gmail.com
ÚLTIMOS ARTIGOS
25 de Janeiro, 2023
Há uma novidade entre os mentores do ‘The Voice Kids’
25 de Janeiro, 2023
‘Traidores’ é a nova aposta da SIC para as noites de domingo
24 de Janeiro, 2023
Goucha admite ter errado com Maria Cerqueira Gomes
24 de Janeiro, 2023
‘Mother’ bate recordes na SIC Mulher. ‘The Boy’ é nova aposta
21 de Janeiro, 2023
Opinião. Do silêncio, Judite Sousa fez um grito
19 de Janeiro, 2023
Santiago Lagoá deixa ‘Somos Portugal’. Cristina explica razões
25 de Janeiro, 2023
Há uma novidade entre os mentores do ‘The Voice Kids’
25 de Janeiro, 2023
‘Traidores’ é a nova aposta da SIC para as noites de domingo
24 de Janeiro, 2023
Goucha admite ter errado com Maria Cerqueira Gomes
24 de Janeiro, 2023
‘Mother’ bate recordes na SIC Mulher. ‘The Boy’ é nova aposta
21 de Janeiro, 2023
Opinião. Do silêncio, Judite Sousa fez um grito
19 de Janeiro, 2023