Menu

2 de Novembro, 2022

20 anos. Tudo certo no histórico ‘Preço Certo’

Instagram

O ‘Preço Certo’ voltou a sair à rua no último dia de outubro para comemorar o seu 20.º aniversário. O formato é habitualmente líder de audiências nos finais de tarde e tem Fernando Mendes como apresentador há 19 anos. Recorde toda a história do já histórico programa de televisão da RTP1.

Os primórdios

O ‘Preço Certo’ foi criado nos Estados Unidos da América com o intuito de igualar preços entre os vários estados do país. O sucesso atravessou fronteiras e o formato foi adaptado em vários países, nos cinco continentes. Por cá, o programa chegou em 1990 com Carlos Cruz na apresentação. Mais tarde, Nicolau Breyner substituiu o “Senhor Televisão”.

Em 2002, com a chegada de Emídio Rangel à RTP, e trazendo consigo várias estrelas da SIC, o programa voltou com o nome de ‘O Preço Certo em Euros’. O objetivo deste regresso foi ajudar os portugueses a adaptarem-se à troca do escudo pelo euro. Jorge Gabriel foi o apresentador escolhido. Contudo, com a saída de Manuel Luís Goucha para a TVI, Jorge Gabriel foi chamado para ocupar o seu lugar na ‘Praça da Alegria’. Com vontade de manter o programa no ar, Fernando Mendes chegou então às tardes do canal público.

O desejado “Gordo”

Mendes tornou o ‘Preço Certo’ num formato popular e de entretenimento puro. A sua boa disposição e a sua genuinidade atravessam o pequeno ecrãs e encanta, sobretudo, o público mais velho. As suas características e os ótimos resultados que conquista, tornaram-no muito apetecível para os canais privados que, até hoje, não conseguiram roubar a liderança de forma consecutiva ao concurso. Por isso, o apresentador recebeu várias propostas da SIC e da TVI. O também ator recusou todas, mesmo sem cobertura dos valores por parte da RTP1. Ainda assim, é hoje um dos mais bem pagos da televisão.

Campeão de audiências

Volvidos 20 anos, o sucesso do ‘Preço Certo’ é inquestionável. É quase sempre o programa mais visto da estação pública, diariamente, e não raras vezes o formato mais visto no horário das 19h00, sobretudo nos meses mais frios e mesmo com emissões em repetição. Apesar de tudo, houve alguns deslizes durante o percurso com algumas novelas brasileiras bem sucedidas na SIC ou o ‘Apanha Se Puderes’, da TVI, com Cristina Ferreira.

O ‘Preço Certo’ está para durar e com Fernando Mendes no comando, sendo que o próprio já garantiu que só quer apresentar este programa e quando o mesmo acabar, deixa a televisão.

Categorias: Tags: