Menu

11 de Outubro, 2022

GFK. PJ faz buscas em empresa que mede audiências televisivas

Reprodução

A Polícia Judiciária fez buscas na sede da GFK, empresa que mede as audiências dos canais portugueses de televisão, esta terça-feira (11/10). Em causa está uma alegada manipulação de resultados.

A denúncia anónima remonta a 2021, mas só agora a PJ esteve nas instalações da GFK, conforme confirmou o Correio da Manhã. Por outro lado, a CNN avança que em causa estão suspeitas de adulteração das audiências, o que tem consequências no mercado publicitário. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também já confirmou a investigação.

Também no ano passado, o jornal Tal & Qual avançou com a notícia de uma investigação por “adulteração de audiências televisivas a favor da SIC”.

Por fim, recorde-se que a GFK se tornou a empresa responsável pela medição de audiências em Portugal em 2012, substituindo a Marktest. Além disso, no final de 2020, foi lançado um concurso internacional pela CAEM que decretou a GFK como vencedora e responsável pelo processo até 2025.

TVI já reagiu

“Tendo a TVI tomado conhecimento de que a Polícia Judiciária está a investigar a empresa atualmente responsável pela medição das audiências, gostaríamos de informar que envidaremos todos os esforços para que quaisquer dúvidas sobre a fiabilidade dos processos de medição de audiências sejam rapidamente esclarecidas, para que a publicidade continue a cumprir com eficácia o seu importante papel no funcionamento da sociedade Portuguesa”, anunciou a estação de Queluz de Baixo.

Categorias: Tags: