Menu

2 de Agosto, 2022

SIC marca data de estreia da série ‘A Generala’

Reprodução/SIC

Depois de ter estreado na OPTO, a SIC decidiu transmitir a série inspirada numa história verídica em sinal aberto. Com Soraia Chaves no principal papel, ‘A Generala’ chega aos ecrãs dos portugueses já no sábado, 6 de agosto. 

A SIC escolheu adaptar uma história que deixou o país em choque, depois de uma mulher ter fingido ser um general ao longo de quase 20 anos sem que ninguém tivesse dado conta. A série ‘A Generala’, apesar de continuar a fazer parte do leque de opções da OPTO, vai agora ser transmitida em sinal aberto e em horário nobre.

Soraia Chaves, Vitória Guerra e Margarida Marinho são as protagonistas, embora Carolina Carvalho também tenha brilhado ao fazer o papel de Maria Luísa na sua fase jovem. Recentemente, a adaptação de Patrícia Müller e Vera Sacramento conquistou o galardão Prata na categoria Melhor Drama nos New York Festivals, um evento que, segundo informações da própria SIC, “reúne as melhores produções mundiais da indústria da televisão e do cinema”.

A história verídica

O caso ficou conhecido nos anos 90 e Maria Teresinha passou a ser conhecida como “Generala”. A mulher fingiu, durante quase 20 anos, ser um general com o nome de Tito da Paixão Gomes.

A mulher fugiu da ilha da Madeira aos 16 anos, depois de uma desilusão amorosa. Em Lisboa, conseguiu uma réplica de uma farda, adotou o nome de um irmão que faleceu ainda em bebé e burlou várias pessoas.Em 1992, quando foi descoberta a farsa que manteve ao longo de vários anos, chegou a culpar os pais pela educação que recebeu. Em 2007, foi encontrada morta em casa, ao que tudo indica, por causas naturais. Tinha 74 anos.

Categorias: Tags: