Menu

8 de Março, 2022

Opinião. ‘Por Ti’ chegou, mas não mostrou ao que veio

Por Ti/Instagram

‘Por Ti’ é a nova novela da SIC, que estreou nesta segunda-feira (07/03), com o objetivo de devolver a liderança inequívoca no início do horário nobre. Lourenço Ortigão e Filipa Areosa são os protagonistas de uma história que tem bons ingredientes, mas que no primeiro episódio não mostrou ao que veio.

Se a partir do primeiro episódio for sempre a descer, então a SIC falhou redondamente com ‘Por Ti’. É que, depois de uma estreia frouxa, pode já não ter grande coisa para mostrar. Mia e Afonso são o casal protagonista que no primeiro episódio se conheceram com uma cena nada cliché. A jovem teve um acidente de carro numa estrada pouco movimentada e, por ironia do destino, o rapaz estava a passar de bicicleta para voltar à sua aldeia natal. Mais estranho ainda é que, pelo menos a avaliar pelas aparências da família, é um jovem com posses e que volta para casa dos pais de autocarro e bicicleta.

Nem tudo é mau

Na estreia, a nova aposta de Daniel Oliveira mostrou tudo e não mostrou nada. Ainda assim, ocupar parte do episódio com núcleos cómicos é mostrar que a história principal tem tão pouco sumo que nem serviu para ocupar uma primeira meia hora. Ainda assim, a trama tem muitas nuances capazes de agradar ao público. O lado mais rural, a disputa e as rivalidades entre duas aldeias vizinhas, a história de vingança da personagem de Rita Blanco, que vai tentar construir uma barragem na zona e submergir umas das aldeias, e o papel de Alexandra Lencastre que muda completamente de registo e assume uma falsa puritana.

Pontos positivos

Mais uma vez, a produção da SIC e da SP Televisão merecem um aplauso já que foram capazes de abafar uma história inicialmente mal contada com uma ótima realização. Além disso, o canal de Paço de Arcos conseguiu juntar um maravilhoso elenco e que promete ser capaz de dar uma vida diferente à novela. Por outro lado, contratar Lourenço Ortigão para fazer exatamente os mesmos “papelinhos” que fazia na TVI é um erro.

Por fim, em comparação com outras novelas do canal, ‘Por Ti’ é pior e, estando na mesma linha de ‘Terra Brava’, de 2019, está uns furos bastante abaixo. Os números, para já, não mentem. Apesar de líder no horário nobre, a nova aposta da SIC ficou muito abaixo das estreias mais recentes, leia-se de ‘Amor Amor’ e ‘A Serra’.

Rating: 2 out of 5.

Categorias: Tags: