Menu

22 de Fevereiro, 2022

‘Tabu’. Emoção e humor no novo programa da SIC que vai “abalar consciências”

Divulgação SIC

É já no próximo dia 5 de março que o programa ‘Tabu’ chega aos ecrãs da SIC, marcando ainda o regresso de Bruno Nogueira à televisão. No formato, que é um sucesso a nível internacional, o humorista vai testar os limites do humor já que os protagonistas são pessoas consideradas “vulneráveis”.

Esta segunda-feira (21/02), Daniel Oliveira e Bruno Nogueira anunciaram aquele que será o novo programa da SIC para os sábados à noite. ‘Tabu’ é um formato, vencedor de um Emmy Internacional, e já adaptado em inúmeros países com sucesso. “Durante uma semana, o Bruno vive com um conjunto de pessoas que tem uma situação de vulnerabilidade ou que vive em alguma condição que é tida como interdita, que brinquemos com ela. Ao ouvir essas pessoas e ao nos apercebermos desses obstáculos, como essas pessoas estão inseridas na sociedade ou não, o Bruno cria um espetáculo de stand up, em que essas pessoas são as protagonistas e estão presentes na sala”, explicou o diretor geral de entretenimento da estação.

Por outro lado, o humorista revelou que este novo programa é um dos mais desafiantes da sua carreira. “Quando o Daniel me desafiou para fazer este programa, eu confesso que houve uma primeira vez em que eu não estava bem seguro. Era uma insegurança minha. Depois quando olhei com um olhar mais descomprometido, percebi que na verdade é um formato que me interessa por várias razões. Uma delas é porque normalmente quando se faz humor sobre alguns temas mais sensíveis, as pessoas que se ofendem não têm muito a ver com o assunto de que se fala. Eu acredito que escolher não fazer humor com certos assuntos é, por si só, uma forma de discriminação. É achar que aquelas pessoas não têm capacidade de ouvir ou de se rir sobre o problemas delas. Portanto, este formato parece bastante justo nisso” revelou o profissional durante a apresentação.

”NÃO FAZER HUMOR COM CERTOS ASSUNTOS É UMA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO”

“Para essas pessoas foi muito simples, o convite era muito claro e senti também uma certa vontade e urgência de poderem, de certa forma, normalizar uma coisa, que nos padrões de uma sociedade à partida sofre muita discriminação, eles estão habituados a isso. Mas há muitas coisas que nem eu desconfiava. Os deficientes físicos terem de entrar pela porta de cargas e descargas [de um restaurante], nunca me passaria pela cabeça, mas que faz sentido, havendo um degrau e havendo uma entrada que permite entrar uma palete”, explicou Bruno Nogueira sobre os convidados da nova aposta da SIC.

O autor de ‘Deixem o Pimba em Paz’ contou ainda que ‘Tabu’ é “um programa muito bem arquitetado”, uma vez que “uma pessoa nas plenas capacidades motoras se ofender por interposta pessoa, está a dar razão à existência deste programa, a criar um tabu, onde essas pessoas não o criaram”.

O regresso do humorista ao terceiro canal está então marcado para o dia 5 de março, um sábado.

Categorias: Tags: