Menu

29 de Janeiro, 2022

Legislativas 2022. Um guia sobre as transmissões televisivas

PEDRO PINA/RTP/LUSA

Portugal vai a votos e os portugueses vão eleger quem vai comandar os destinos do país nos próximos anos. Como habitual, as televisões apostam tudo na cobertura jornalística das eleições e as legislativas de 2022 não são exceção. Fique com um guia sobre o que pode esperar dos canais generalistas e principais canais de informação nacionais.

O A Caixa que já foi Mágica reuniu toda a informação sobre aquilo que os canais portugueses vão apresentar no domingo à noite (30/01), dia eleições legislativas, e em que se saberá se António Costa se mantém como primeiro-ministro ou se Rui Rio tem a sua estreia no cargo. 

RTP

José Rodrigues dos Santos, Carlos Daniel, Ana Lourenço e João Adelino Faria são os rostos que vão acompanhar a noite eleitoral no canal público que tem preparada uma “mega operação”. Além de repórteres em todas as sedes partidárias, a RTP vai ainda lançar as sondagens realizadas pela Universidade Católica.

Em estúdio, os resultados das legislativas serão analisados por Pedro Adão e Silva, Pedro Norton, João Soares, Miguel Poiares Maduro, Rosália Amorim, Luísa Meireles, Domingos Andrade e António José Teixeira. Além dos comentadores, o canal público reúne ainda um painel de convidados com todos os partidos com assento parlamentar. Augusto Santos Silva (PS), André Coelho Lima (PSD), João Oliveira (CDU), Marisa Matias (BE), Cecília Anacoreta Correia (CDS), Tânia Mesquita (PAN), João Caetano Dias (IL), António Tanger Corrêa (CHEGA) e Ricardo Sá Fernandes (LIVRE) também vão poder dar a sua opinião sobre os resultados.

 A emissão tem início às 18h00, num simultâneo com a RTP3.

SIC

Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho e Bento Rodrigues chegam às 19h30 para o especial do terceiro canal. Contudo, a emissão das SIC Notícias começa logo às 11h00 e prolonga-se ao longo de todo o dia até ao simultâneo com a “casa mãe”. 

As sondagens vão estar a cargo da GFK/Metris e para as comentar vão estar em Paço de Arcos Luís Marques Mendes, Ana Gomes, José Miguel Júdice e Francisco Louçã.

TVI

A TVI vai juntar-se à CNN e mostrar, pela primeira vez, uma “magic wall”, ou “parede mágica”. No fundo, trata-se de uma ecrã gigante tátil no qual serão acompanhados todos os resultados das legislativas e em que se poderá ainda acompanhar quem, ao longo da noite, vai estar mais bem posicionado para formar governo. 

José Alberto Carvalho, Judite Sousa, Pedro Mourinho, Pedro Benevides, João Póvoa Marinheiro e Sara Pinto é a equipa formada pelos dois canais sendo que a CNN vai contar com uma emissão em direto de mais de 20 horas, ou seja, ao longo de todo o dia. Já a TVI entra em direto para o especial de informação às 19h45. As sondagens são da responsabilidade da Pitagórica.

Ao nível do comentário, a estação de Queluz de Baixo vai apostar nas presenças de Pedro Santana Lopes, Sérgio Sousa Pinto, Pedro Santos Guerreiro, Maria João Avillez, Anabela Neves, Sebastião Bugalho e Mafalda Anjos. À semelhança da RTP, também estão convidados para analisar os resultados Bernardino Soares, Manuela Ferreira Leite, Fernando Medina, Joana Mortágua e Diogo Pacheco Amorim, todos representantes dos vários partidos políticos.

CMTV

A emissão da CMTV tem início logo às 8h00, mas a grande emissão está marcada para às 20h00. Sandra Felgueiras e José Carlos Castro vão ser os anfitriões da noite eleitoral e terão consigo João Ferreira, Francisco Penim e Daniela Polónia.

Eduardo Dâmaso, Diana Ramos, João Pereira Coutinho, Francisco José Viegas, Marcos Perestrello, Luís Campos Ferreira, Ricardo Baptista Leite e António Salvador são os comentadores de serviço de um especial que promete uma sondagem à boca das urnas e jornalistas em todos os pontos do país.

Categorias: Tags: