Menu

9 de Janeiro, 2022

Opinião. ‘Quero é Viver’ não é perfeita, mas é uma boa novela

TVI/Instagram

‘Quero é Viver’ chegou à TVI na primeira semana de janeiro sem o habitual “alarido” de uma estreia no canal. A novela centra-se na história de uma mulher que decide mudar de vida aos 70 anos e com isso ajudar também as filhas, infelizes com as escolhas que fizeram, a tomar a mesma decisão. Longe da trama típica, a nova aposta da estação de Queluz de Baixo mostrou frescura, leveza e uma mensagem positiva. Tudo bons tópicos para o início de um novo ano.

‘Quero e Viver’ é uma boa novela e mais uma aposta certeira na ficção por parte da TVI e de Cristina Ferreira. Quem gosta de acompanhar a ficção nacional diariamente encontrou nesta estreia um bom ponto de partida para um novo ano que promete ser de mudança, mas que não se avizinha fácil. Na história, não há bonzinhos, vilões, dramas maiores, acidentes ou catástrofes. O que os espectadores podem encontrar é uma trama que tenta, de alguma forma, espelhar a realidade e passar a extraordinária mensagem de que vamos sempre a tempo de mudar.

A estreia

O primeiro episódio foi muito bem conseguido em termos de realização, capaz de surpreender com a dinâmica de uma “simples” casa cheia de gente. A improvável protagonista tomou as rédeas que depois foram seguras pelas filhas, interpretadas por Fernanda Serrano, Rita Pereira, Sara Barradas e Joana Seixas. Foi uma estreia leve e sem dramas. ‘Quero é Viver’ mostrou logo ao que veio. Contudo, houve exageros típicos da ficção portuguesa. Há uma família muito rica, na qual a principal empregada trata a patroa por “minha senhora”, e os genros das filhas ricas que tratam o pai por “meu sogro”. Até quando?

O elenco

Mais uma vez, a TVI conseguiu convencer uma das grandes atrizes nacionais a participar numa novela. São José Lapa é um ótimo motor na trama e dá prestígio à ficção da estação de Queluz de Baixo. Além disso, é de louvar o regresso de Joana Seixas. No geral, o elenco é bastante coeso e, por consequência, muito bem escolhido.

A primeira semana de ‘Quero é Viver’

‘Quero é Viver’ correu muito bem nas audiências, sobretudo nos dois primeiros episódios. É assinalável o facto de ter vencido ‘Amor Amor’, principal aposta da SIC, em quase todos os dias. Ainda assim, perdeu força ao longo da semana, o que pode demonstrar que, apesar de ser uma boa novela, lhe faltam alguns ingredientes para se manter à tona e captar o interesse do público ao longo de vários meses. 

Categorias: Tags: