Menu

21 de Dezembro, 2021

‘Quero é Viver’ já tem data para estrear na TVI

Divulgação/TVI

A nova novela da TVI vai chegar aos ecrãs já no dia 3 de janeiro, uma segunda-feira. ‘Quero é Viver’ é a adaptação de um sucesso chileno, centrado na história de uma mulher de 70 anos.

A personagem principal da nova aposta da TVI vai ser vivida por São José Lapa, que regressa assim ao género de novela e à televisão. Em ‘Quero é Viver’, a protagonista Ana, com 70 anos, é a matriarca de uma família com quatro filhas que decide separar-se do marido (Fernando Rodrigues), depois de um casamento de 50 anos. Na juventude, abdicou da sua carreira de atriz pelo casamento, tal como outras coisas que deixou por fazer. Agora, decide faltar à festa de celebração das bodas de ouro e viver uma nova vida, centrada apenas em si e naquilo que lhe apetecer fazer.

Fernanda Serrano, Rita Pereira, Joana Seixas e Sara Barradas foram as atrizes escolhidas para dar vida ao clã principal da novela. As suas personagens estão longe de estar de acordo com a separação dos pais, muitos menos sem uma razão aparente e da forma como acaba por acontecer.

A adaptação de ‘Casa de Muñecos’, de 2018, ficará a cargo de Helena Amaral, também responsável por novelas como ‘Amar Depois de Amar’ ou por ‘Quer o Destino’.

Além do núcleo de protagonistas, do elenco de ‘Quero é Viver’ fazem parte Fernando Rodrigues, Diogo Infante, Pedro Hossi, Filipe Vargas, Liliana Santos, Helena Isabel, Thiago Rodrigues, Isaac Alfaiate, entre outros.

Conheça a sinopse oficial

“Ana (São José Lapa) tem 70 anos, ainda gosta de Sérgio (Fernando Rodrigues) mas quer o divórcio e não dá explicações. Sérgio quer continuar o casamento porque claro que gosta de Ana… se lhe disse que gostava há 50 anos é porque gosta. Sérgio é um homem de palavra. Há quem diga que, em tempos, Sérgio também gostou doutras mulheres, talvez de Vera (Rita Ribeiro), uma grande amiga de Ana, mas gostar gostar, só de Ana e rumores não trazem felicidade pelo que é melhor esquecer. Mas Ana não está de acordo: há coisas que mesmo silenciadas magoam, logo existem. E ter abandonado a carreira de atriz por causa do casamento, por causa de Sérgio, é uma coisa de que não gosta nada… e gosta de acreditar que, se não pode voltar atrás, pelo menos pode fazer diferente no futuro, porque os 70 anos de agora são os 45 de antigamente. Ou menos. Porque Ana gosta mesmo é de viver! E talvez por isso reaja menos mal do que as filhas quando Estrela (Liliana Santos) se instala de armas e bagagens na casa da família Lobo, protegida por Sérgio que diz gostar dele como se fosse seu pai. Não há unanimidade quanto à natureza desta forma de gostar.

Natália (Fernanda Serrano), Irene (Joana Seixas), Maria (Rita Pereira) e Olga (Sara Barradas), nomes que Ana escolheu inspirada na dramaturgia de Anton Tchékhov, gostam dos pais, Ana e Sérgio, mas não gostam que Ana se queira divorciar, para mais, sem dar explicações. As quatro irmãs estão de acordo: ninguém pede o divórcio ao fim de 50 anos de casamento… muito menos os pais delas, e muito menos no dia da celebração das bodas de ouro. É uma tremenda falta de gosto!”

TVI volta a apostar numa história internacional

A adaptação de novelas vindas da América do Sul não é uma novidade na TVI. Até hoje, pelo menos 13 histórias foram adaptadas pelo quarto canal. ‘Quer o Destino’, protagonizada por Sara Barradas, foi a última a ganhar uma versão portuguesa. 

Além disso, outros sucessos do quarto canal também não são originais, como é o caso de ‘Anjo Selvagem’, ‘Doce Fugitiva’ ou ‘Mulheres. Poder recordar todas as adaptações aqui.

Categorias: Tags: