Menu

16 de Dezembro, 2021

‘Cristina ComVida’ chega ao fim. A breve história do programa da TVI

Daily Cristina/Instagram

O ‘Cristina ComVida’ tem os dias contados e vai terminar já no início do próximo ano, avançou a revista Nova Gente, esta quinta-feira (16/12). Depois de uma troca de horários, os resultados continuaram sem aparecer e, agora, parece que a TVI quer seguir em frente e deixar de lado o formato que marcou o regresso de Cristina Ferreira à televisão diária.

O final do ‘Cristina ComVida’ está apontado para o dia 6 de janeiro. Segundo a Nova Gente, e numa notícia confirmada pelo site Espalha-Factos, a produtora do programa, a Coral, já fez saber aos trabalhadores do formato o que os seus contratos vão chegar ao final. Ao todo, serão 18 os trabalhadores que vão perder o seu trabalho devido ao final do formato.

Começou mal e não acaba bem

Cristina Ferreira apostou todas as suas fichas no formato idealizado por si e que terá servido de base ao atual ‘Casa Feliz’, da SIC. As ideias da apresentadora e do realizador João Patrício foram colocadas em prática nos estúdios da Venda do Pinheiro, que chegou a servir de casa ao ‘Big Brother’, ao ‘Secret Story’ e a tantos outros reality-shows.

A estreia aconteceu a 29 de março deste ano, no horário das 19h00. Nesse dia, a aposta da TVI ficou em segundo lugar nas audiências, atrás da novela ‘Êta Mundo Bom’, da principal concorrente. Ainda assim, esse ainda viria a ser um ótimo resultado para o que depois acabou por acontecer. Além de algumas críticas à falta de novidade, o ‘Cristina ComVida’ perdeu espectadores de dia para dia, acabando mesmo por ficar em terceiro lugar no horário.

As coisas ficaram tão negras, que a diretora de entretenimento e ficção do quarto canal chegou mesmo a mostrar não ter medo de colocar um ponto final: “Quando eu achar que ele não tem, não tenho problema nenhum em mudá-lo ou acabar“.

Três meses após a estreia, Cristina Ferreira mudou o horário de exibição, das 19h00 para as 18h00, na esperança de agarrar o público que habitualmente chega a casa mas, também aí, não resultou. Frente às novelas da SIC e do ‘Portugal em Direto’, da RTP, teve sempre dificuldades em chegar ao segundo lugar. Aliás, em setembro o programa bateu no fundo e registou o seu pior resultado de sempre, uns tímidos 3,0% de audiência média e 10,0% de quota de mercado.

Desde então, o programa já tentou de tudo para se revitalizar: saiu à rua com Goucha como convidado, transformou-se num ‘Festival da Canção’ ou até num ‘A Tua Cara Não Me É Estranha’. Nada, nada serviu para que o público olhasse com outros olhos para um dos maiores falhanços da televisão dos últimos anos, sobretudo pela curiosidade que se gerou em volta do ‘Cristina ComVida’ antes da estreia.

‘Big Brother’ a caminho?

O fim do programa diário dá à profissional mais tempo para abraçar outros desafios. Também esta quinta-feira, a Nova Gente, revelou que será a diretora a dar a cara pelo novo ‘Big Brother Famosos’ que, segundo a mesma revista, deve estrear logo no primeiro domingo do ano, a 2 de janeiro.

Opinião. A Cristina com a vida de sempre

“Alguns anos depois de ter proposto um programa à TVI, Cristina Ferreira cumpre o sonho no formato que estreou esta segunda-feira (29/03). ‘Cristina ComVida’ mostra um cenário, ou melhor, uma casa, quase impensável para um programa diário. A apresentadora está na sua praia, o programa é bom, mas ficamos sempre com a sensação de que já vimos este filme.”

Recorde o artigo de opinião lançado no dia da estreia seguindo o link.

Categorias: Tags: