Menu

16 de Novembro, 2021

Fátima Lopes na SIC. Do ‘Surprise Show’ ao ‘Perdoa-me’, recorde o percurso da apresentadora

Fátima Lopes/Instagram

O namoro entre Fátima Lopes e a SIC durou quase um ano e, esta terça-feira (16/11), o amor antigo consumou-se. O canal de Paço de Arcos anunciou a apresentadora como a sua nova estrela e já tem projetos definidos para a comunicadora que deixou a TVI no início deste ano.

Fátima Lopes regressa à SIC, 11 anos após ter deixado o canal. A profissional iniciou o seu percurso em televisão na estação de Paço de Arcos, em 1994, e lá permaneceu até 2010. Agora, volta pela porta grande e o seu regresso ao pequeno ecrã acontece já no dia 1 de dezembro, na ‘1ª. Gala dos Sonhos’, da Associação Sara Carreira.

“A Fátima é um dos grandes nomes da televisão em Portugal. Pode e sabe fazer todos os registos e vive um momento especial da sua vida, de concretização profissional e confiança, que a torna uma mais valia para a SIC, num regresso a casa que acontece no momento certo. Os 30 anos da televisão privada em Portugal e da SIC em particular, não dispensam um dos seus principais rostos”, afirmou Daniel Oliveira, atual diretor-geral de entretenimento do terceiro canal, no momento do anúncio da nova contratação.

Por outro lado, a comunicadora mostrou-se “entusiasmada” pelo regresso e numa altura em que a estação vai dar início às comemorações do seu trigésimo aniversário. “Foi na SIC que me fiz apresentadora e onde cresci como profissional. Para mim, tem um significado muito especial, regressar para conduzir esta gala e fazer parte da celebração dos 30 anos da SIC. Recomeço entusiasmada e cheia de vontade de abraçar novos desafios”, afirmou a antiga apresentadora da TVI.

No futuro, e além da gala marcada para o próximo mês, é já sabido que a profissional terá a seu cargo “uma temporada de um grande formato” a que se juntam “outros projetos e iniciativas” que serão anunciados em breve.

A saída da TVI

Fátima esteve na semana passada no programa de Manuel Luís Goucha e deixou claro que iria regressar à televisão. O seu regresso à TVI aconteceu meses depois de ter deixado Queluz de Baixo. Em janeiro, saiu do canal depois de 10 anos de ligação, após de ter rejeitado um programa. Mais tarde, explicou que “o processo não correu bem, houve um somatório de situações em que fui desvalorizada e desconsiderada, mas as pessoas conseguem separar as águas, o que me deixa muito feliz, porque eu também consigo”.

Um percurso de vários sucessos

A outrora “Rainha das Manhãs” iniciou o seu percurso televisivo em 1994, em substituição de Alexandra Lencastre. Fátima Lopes foi uma escolha de Emídio Rangel e chegou a ser anunciada como “A Bomba”. Desde logo, os portugueses ficaram encantados com a nova apresentadora que assumiu o ‘All You Need Is Love’. Em 1996, e ao longo de dois anos, conduziu um dos seus maiores sucessos de sempre, o ‘Surprise Show’, no qual os convidados surpreendiam familiares ou amigos. 

Em 1998, conduziu o primeiro programa com nome próprio, o ‘Fátima Lopes’, exibido nas tardes da SIC. Já em 2001, substituiu Júlia Pinheiro no ‘SIC 10 Horas’ e foi aí que se tornou dona e senhora das audiências das manhãs ao longo de vários anos. Quatro anos depois, manteve-se nas manhãs mas com o programa ‘Fátima’, não muito diferente do anterior. Foi com esse mesmo programa, cerca de quatro anos depois, que deixou escapar o primeiro lugar nas manhãs para a dupla da TVI, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. 

Por fim, em 2009, assumiu as tardes da SIC com o ‘Vida Nova’ que acabou por não correr bem. O público não aceitou de bom grado a mudança de horário e, pouco menos de uma ano após da estreia, aceitou o convite para se mudar para a TVI.

No quatro canal voltou a substituir Júlia Pinheiro no horário vespertino, com o ‘A Tarde é Sua’. Antes, conduziu o concurso ‘Agora É Que Conta’ e, pelo meio, assumiu alguns projetos com menor sucesso. Foram os casos de ‘Pequenos Gigantes’, ‘Let’ s Dance’ ou ‘First Dates’. 

Categorias: Tags: