Menu

8 de Novembro, 2021

Sabe quais são as novelas portuguesas mais vistas de sempre?

Reprodução/TVI

‘Para Sempre’ é a mais recente aposta da TVI na ficção nacional que, no que diz respeito a audiências, já viu dias melhores. As cinco novelas portuguesas mais vistas de sempre têm o carimbo do canal de Queluz de Baixo e a última a entrar para o top estreou em 2008.

Atualmente, SIC e TVI têm no ar as segundas temporadas das suas principais novelas, ‘Amor Amor’ e ‘Festa é Festa’. Recentemente, por exemplo, nenhuma das duas conseguiu atingir a marca do milhão de espectadores, em média. Um sinal dos tempos que em muito contrasta com as produções da primeira década do milénio. 

A novela portuguesa mais vista de sempre é da autoria de Tozé Martinho e foi exibida entre 2005 e 2006. Vera Kolodzig e Pedro Granger foram os protagonista de ‘Dei-te Quase Tudo’, que tinha a música de Paulo Gonzo no genérico. Segundo a Marktest, empresa medidora de audiências até 2012, a trama da TVI foi acompanhada por uma média de cerca de 1 milhão e 571 mil espectadores. No segundo lugar, e também de 2005, está ‘Ninguém Como Tu’, da autora de Rui Vilhena’. Alexandra Lencastre viveu o grande papel da sua vida com a vilã Luísa. Além disso, a pergunta “Quem Matou o António?” ajudou a manter o público até ao último episódio. Em média, a novela conquistou 1 milhão e 556 mil espectadores.

Já na terceira posição entre as novelas mais vistas está a história de duas gémeas, interpretadas por Sofia Alves. ‘Olhos de Água’ também foi escrita por Tozé Martinho e foi o primeiro grande sucesso na ficção da TVI. Transmitida em horário nobre em 2001, a trama alcançou uma média impressionante de 1 milhão e 521 mil espectadores. Embalada pelo sucesso das irmãs Leonor e Luísa, ‘Filha do Mar’ ocupa a quarta posição entre as histórias nacionais mais vistas de sempre. Ambientada entre os Açores e o Ribatejo, a história que teve Dalila Carmo no principal papel, o de uma mãe solteira, alcançou 1 milhão 509 mil espectadores, em média.

A fechar o top 5 está uma novela de 2008 e que também teve autoria de Tozé Martinho. ‘A Outra’ foi protagonizada por Margarida Marinho, uma mulher que foi atacada por um leão durante um safari, em África, e que regressou após várias operações plásticas para se vingar de quem lhe destruiu a vida. A aposta da TVI foi acompanhada por 1 milhão e 492 mil espectadores, em média.

Atualmente, com a oferta de entretenimento a que os portugueses têm acesso, muito dificilmente qualquer novela conseguirá manter um número tão elevado de espectadores por episódio. Pelo menos o pódio deverá manter-se, tal como está, talvez para sempre.

Categorias: Tags: