Menu

25 de Outubro, 2021

“Portugal é racista”. Programa da RTP África gera polémica

Reprodução/RTP

Este fim-de-semana, as redes sociais, sobretudo o Twitter, ficaram marcadas pela polémica que se gerou em torno da afirmação do apresentador no programa ‘Conversas ao Sul’, da RTP África. David Dias recebeu Ossanda Liber e gerou desconforto com uma das suas questões.

Ossanda Liber, candidata nas últimas Autárquicas para a câmara de Lisboa pelo movimento Somos Todos Lisboa, foi uma das convidadas do ‘Conversas ao Sul’, da RTP África, desta semana. Contudo, foi uma afirmação do apresentador, David Dias, que gerou maior falatório e se tornou num dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

“Tem uma vivência muito particular de vivência cá, enquanto mulher africana a viver em Portugal, um país que estruturalmente é racista. Acha que essa experiência pode…”, começou por dizer o comunicador, tendo sido interrompido pela convidada. “Ah bom, [Portugal] é racista?”, perguntou Ossanda.

David Dias foi mais longe e insistiu na ideia que não foi bem vista pela candidata às autárquicas: “Olhe que eu não acho. Acho que há pessoas racistas, outras que são desligadas, que não aceitam a evolução, a história. Há pessoas que não gostam de pessoas mais gordas, pessoas mais baixas. Há discriminação e intolerância em tudo”.

Na sua página do Twitter, Ossanda acabou por comentar o momento, criticando a questão do responsável pelo programa da RTP África. “Aquela pergunta recorrente para a qual já tenho a resposta na ponta da língua. Não insistam em tentar fazer-me dizer que este país é racista por sistema. Não ouvirão isto de mim. Estaria a mentir”, escreveu, mostrando já estar habituada a este género de afirmações.

O momento e a partilha da política tornou-se viral e gerou uma onda de comentários e reações na rede social.

Categorias: Tags: