Menu

11 de Setembro, 2021

Cláudio e Goucha a nova dupla do ‘Big Brother’. Recorde as caras que apresentaram os reality shows da TVI

Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha são a dupla de apresentadores a assegurar a condução do novo ‘Big Brother’, anunciou a TVI na noite de sexta-feira (10/09). O canal de Queluz de Baixo fez o anunciou através da voz do reality show, que tem estreia marcada para o próximo domingo, dia 12 de setembro.

Cláudio e Goucha no Big Brother
Reprodução

O mistério durou até esta sexta-feira e muita especulação houve sobre quem apresentaria a nova edição do ‘Big Brother’. As dúvidas foram desfeitas pela própria TVI, que revelou uma dupla algo inesperada e estreante: Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha.

“Em resultado da enorme especulação criada relativamente aos apresentadores do novo Big Brother, como autoridade soberana desta casa é deste programa, decidi ser eu próprio a anunciar que quem vai apresentar o ‘Big Brother’”, foi assim que a voz do reality show revelou aos espectadores a escolha de Cristina Ferreira.

De resto, sobretudo na última semana, várias publicações avançaram que a diretora de entretenimento e ficção do quarto canal iria assumir o formato sozinha ou mesmo ao lado de Manuel Luís Goucha. Afinal, foi apenas uma meia verdade.

Quanto à dupla, enquanto o apresentador das tardes raramente se pronunciou sobre a especulação, o colega de Maria Botelho Moniz nas manhãs chegou a afirmar que não sabia de nada e que não tinha sido convidado para o formato das noites de domingo. 

Apesar de muitos anos de televisão, os dois não são os mais experientes no que toca a este género de programas. Enquanto Cláudio Ramos assegurou duas edições do ‘Big Brother’, uma no ano passado e outra já no início deste ano, Goucha conduziu apenas a sétima edição do ‘Secret Story – Casa dos Segredos’, em 2018, e uma edição mais curta, intitulada ‘O Reencontro’, também no mesmo ano.

De Teresa a Júlia. Os nomes que apresentaram os reality shows da TVI

Comecemos pelo início e por uma coroação que tem de ser feita. Teresa Guilherme é, sem sombra de dúvida, a “rainha dos reality shows”. Goste-se ou não, a apresentadora assegurou, entre edições inaugurais e outras tantas, 26 programas do género desde 2000, ano em que estreou o ‘Big Brother’, em Portugal.

Teresa Guilherme
Reprodução

Além de ter sido a primeira, Teresa tornou-se depois especialista no género ao apresentar quatro temporadas do formato que se tornou um sucesso e às quais se juntaram duas edições com famosos, tudo isto entre 2000 e 2003.

Seguiu-se o ‘Academia de Estrelas’, ainda em 2002, mas que não funcionou. Após vários anos de interregno, a apresentadora regressou à TVI para apresentar a segunda edição do ‘Secret Story’, dando a cara depois por mais nove temporadas, algumas delas especiais e mais curtas. Pelo meio, em 2013, assumiu a condução do ‘Big Brother VIP’ e, dois anos depois, duas edições de ‘A Quinta’, uma aposta que foi para o ar aos sábados à noite.

Em 2016, Teresa Guilherme estreou-se à frente do ‘Love On Top’, assegurando mais duas edições. No ano seguinte, foi a vez de apresentar o ‘Biggest Deal’, uma dos maiores fracassos no que toca a audiências, dentro do género, para a TVI. Já no ano passado, e a convite de Cristina Ferreira, foi escolhida para apresentar o ‘Big Brother – A Revolução’ e, logo depois, pela primeira vez ao lado de Cláudio Ramos, conduziu o ‘Big Brother – Duplo Impacto’.

Quem apresentou o ‘Survivor’?

Voltando atrás, e depois de contada brevemente a história da “rainha”, é necessário recordar que o jornalista Paulo Salvador, em 2002, foi escolhido pela estação de Queluz de Baixo para dar a cara pela primeira e única edição do ‘Survivor’, do qual a própria Teresa também fez parte. No mesmo ano, Carlos Ribeiro conduziu a ‘Ilha da Tentação’.

Por outro lado, e além da ‘Academia de Estrelas’, a TVI ainda tentou a ‘Academia dos Famosos’, também sem sucesso, criando uma dupla que não voltou a ver a luz do dia, formada por Fernanda Serrano e Paulo Pires.

Em 2004, Leonor Poeiras e o jornalista José Carlos Araújo estreiam-se nas lides dos reality shows em ‘Fear Factor – Desafio Total’.

Júlia Pinheiro
Reprodução

É também em 2004 que se inicia a era de ouro de Júlia Pinheiro. A ‘Quinta das Celebridades’ teve um sucesso estrondoso, sobretudo devido à presença de José Castelo Branco e de Alexandre Frota. No ano seguinte, uma nova edição, já com menos sucesso, contou com a presença de Lili Caneças. Seguiram-se duas temporadas do ‘1ª Companhia’, que colocava famosos a viver a vida militar, ‘O Meu Odioso e Inacreditável Noivo’, ‘Pedro, O Milionário’, o ‘Circo das Celebridades’, em 2006, e logo depois ‘Casamento de Sonho’. Por último, foi a primeira a assegurar o ‘Secret Story’, já em 2010. Depois, já se sabe, Júlia Pinheiro mudou-se para SIC para apresentar o programa das manhãs e também a primeira edição do ‘Biggest Loser’.

Mas nem só de Teresa e Júlia se faz a história. Pelo meio, Iva Domingues deu a cara pelo mal sucedido ‘Novos Aventureiros’ e também por ‘A Bela e o Mestre’, desta feita ao lado de José Pedro Vasconcelos.

Mais tarde, em 2011, Leonor Poeiras apresentou o ‘Perdidos na Tribo’ e repetiu a dose três anos depois com ‘Temos Negócio!’. Ainda assim, o seu grande insucesso ficou guardado para 2019 com o ‘Quem Quer Casar Com o Meu Filho?’, que acabou cancelado pelo canal. 

Quem também se dedicou aos reality shows foi Isabel Silva que, de 2017 a 2019, ocupou o lugar de Teresa Guilherme à frente do ‘Love On Top’. Também da lista fazem parte Fátima Lopes e Rúben Rua que asseguraram duas edições do ‘First Dates – Primeiro Encontro’. Além disso, o modelo ganhou ainda a companhia da atriz brasileira, Luana Piovani, em duas temporadas do programa ‘Like Me’, que juntava influenciadores na mesma casa.

Por fim, e já este ano, Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira formaram uma nova dupla em ‘O Amor Acontece’, que deverá contar com uma nova temporada ainda sem data de estreia definida.

Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha vão então estrear-se à frente do ‘Big Brother’, já este domingo à noite. Além da nova dupla, o programa vai contar com uma nova casa, construída de raiz.

Categorias: Tags:


Tiago Lourenço