27 de Novembro, 2023
11 de Setembro, 2021
Cláudio e Goucha a nova dupla do ‘Big Brother’. Recorde as caras que apresentaram os reality shows da TVI

Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha são a dupla de apresentadores a assegurar a condução do novo ‘Big Brother’, anunciou a TVI na noite de sexta-feira (10/09). O canal de Queluz de Baixo fez o anunciou através da voz do reality show, que tem estreia marcada para o próximo domingo, dia 12 de setembro.

O mistério durou até esta sexta-feira e muita especulação houve sobre quem apresentaria a nova edição do ‘Big Brother’. As dúvidas foram desfeitas pela própria TVI, que revelou uma dupla algo inesperada e estreante: Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha.
“Em resultado da enorme especulação criada relativamente aos apresentadores do novo Big Brother, como autoridade soberana desta casa é deste programa, decidi ser eu próprio a anunciar que quem vai apresentar o ‘Big Brother’”, foi assim que a voz do reality show revelou aos espectadores a escolha de Cristina Ferreira.
De resto, sobretudo na última semana, várias publicações avançaram que a diretora de entretenimento e ficção do quarto canal iria assumir o formato sozinha ou mesmo ao lado de Manuel Luís Goucha. Afinal, foi apenas uma meia verdade.
Quanto à dupla, enquanto o apresentador das tardes raramente se pronunciou sobre a especulação, o colega de Maria Botelho Moniz nas manhãs chegou a afirmar que não sabia de nada e que não tinha sido convidado para o formato das noites de domingo.
Apesar de muitos anos de televisão, os dois não são os mais experientes no que toca a este género de programas. Enquanto Cláudio Ramos assegurou duas edições do ‘Big Brother’, uma no ano passado e outra já no início deste ano, Goucha conduziu apenas a sétima edição do ‘Secret Story – Casa dos Segredos’, em 2018, e uma edição mais curta, intitulada ‘O Reencontro’, também no mesmo ano.
De Teresa a Júlia. Os nomes que apresentaram os reality shows da TVI
Comecemos pelo início e por uma coroação que tem de ser feita. Teresa Guilherme é, sem sombra de dúvida, a “rainha dos reality shows”. Goste-se ou não, a apresentadora assegurou, entre edições inaugurais e outras tantas, 26 programas do género desde 2000, ano em que estreou o ‘Big Brother’, em Portugal.

Além de ter sido a primeira, Teresa tornou-se depois especialista no género ao apresentar quatro temporadas do formato que se tornou um sucesso e às quais se juntaram duas edições com famosos, tudo isto entre 2000 e 2003.
Seguiu-se o ‘Academia de Estrelas’, ainda em 2002, mas que não funcionou. Após vários anos de interregno, a apresentadora regressou à TVI para apresentar a segunda edição do ‘Secret Story’, dando a cara depois por mais nove temporadas, algumas delas especiais e mais curtas. Pelo meio, em 2013, assumiu a condução do ‘Big Brother VIP’ e, dois anos depois, duas edições de ‘A Quinta’, uma aposta que foi para o ar aos sábados à noite.
Em 2016, Teresa Guilherme estreou-se à frente do ‘Love On Top’, assegurando mais duas edições. No ano seguinte, foi a vez de apresentar o ‘Biggest Deal’, uma dos maiores fracassos no que toca a audiências, dentro do género, para a TVI. Já no ano passado, e a convite de Cristina Ferreira, foi escolhida para apresentar o ‘Big Brother – A Revolução’ e, logo depois, pela primeira vez ao lado de Cláudio Ramos, conduziu o ‘Big Brother – Duplo Impacto’.
Quem apresentou o ‘Survivor’?
Voltando atrás, e depois de contada brevemente a história da “rainha”, é necessário recordar que o jornalista Paulo Salvador, em 2002, foi escolhido pela estação de Queluz de Baixo para dar a cara pela primeira e única edição do ‘Survivor’, do qual a própria Teresa também fez parte. No mesmo ano, Carlos Ribeiro conduziu a ‘Ilha da Tentação’.
Por outro lado, e além da ‘Academia de Estrelas’, a TVI ainda tentou a ‘Academia dos Famosos’, também sem sucesso, criando uma dupla que não voltou a ver a luz do dia, formada por Fernanda Serrano e Paulo Pires.
Em 2004, Leonor Poeiras e o jornalista José Carlos Araújo estreiam-se nas lides dos reality shows em ‘Fear Factor – Desafio Total’.

É também em 2004 que se inicia a era de ouro de Júlia Pinheiro. A ‘Quinta das Celebridades’ teve um sucesso estrondoso, sobretudo devido à presença de José Castelo Branco e de Alexandre Frota. No ano seguinte, uma nova edição, já com menos sucesso, contou com a presença de Lili Caneças. Seguiram-se duas temporadas do ‘1ª Companhia’, que colocava famosos a viver a vida militar, ‘O Meu Odioso e Inacreditável Noivo’, ‘Pedro, O Milionário’, o ‘Circo das Celebridades’, em 2006, e logo depois ‘Casamento de Sonho’. Por último, foi a primeira a assegurar o ‘Secret Story’, já em 2010. Depois, já se sabe, Júlia Pinheiro mudou-se para SIC para apresentar o programa das manhãs e também a primeira edição do ‘Biggest Loser’.
Mas nem só de Teresa e Júlia se faz a história. Pelo meio, Iva Domingues deu a cara pelo mal sucedido ‘Novos Aventureiros’ e também por ‘A Bela e o Mestre’, desta feita ao lado de José Pedro Vasconcelos.
Mais tarde, em 2011, Leonor Poeiras apresentou o ‘Perdidos na Tribo’ e repetiu a dose três anos depois com ‘Temos Negócio!’. Ainda assim, o seu grande insucesso ficou guardado para 2019 com o ‘Quem Quer Casar Com o Meu Filho?’, que acabou cancelado pelo canal.
Quem também se dedicou aos reality shows foi Isabel Silva que, de 2017 a 2019, ocupou o lugar de Teresa Guilherme à frente do ‘Love On Top’. Também da lista fazem parte Fátima Lopes e Rúben Rua que asseguraram duas edições do ‘First Dates – Primeiro Encontro’. Além disso, o modelo ganhou ainda a companhia da atriz brasileira, Luana Piovani, em duas temporadas do programa ‘Like Me’, que juntava influenciadores na mesma casa.
Por fim, e já este ano, Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira formaram uma nova dupla em ‘O Amor Acontece’, que deverá contar com uma nova temporada ainda sem data de estreia definida.
Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha vão então estrear-se à frente do ‘Big Brother’, já este domingo à noite. Além da nova dupla, o programa vai contar com uma nova casa, construída de raiz.
Categorias: Tags: reality shows

Tenho 33 anos e sou formado em Comunicação e Jornalismo e atualmente sou Gestor de Qualidade.
Fiz um estágio no jornal “Diário de Notícias” e sou autor do site “A Caixa que já foi Mágica”. Neste site dedico-me à escrita de notícias relativas à televisão portuguesa, ao comentário televisivo e ainda a entrevistas.
Contacto.: tiagolourenco23@gmail.com
ÚLTIMOS ARTIGOS
21 de Novembro, 2023
Cláudio Ramos e Cristina revelam vídeo do primeiro encontro na TV
19 de Novembro, 2023
‘Dança com as Estrelas’ garante os dois primeiros concorrentes
19 de Novembro, 2023
‘A Máscara’. SIC já tem substituta para Sónia Tavares
15 de Novembro, 2023
Versão internacional do ‘Taskmaster’ é a nova aposta da RTP
11 de Novembro, 2023
Opinião. A nova vida do ‘Joker’ da RTP
11 de Novembro, 2023
‘Masterchef Portugal’ regressa à RTP já em novembro
21 de Novembro, 2023
Cláudio Ramos e Cristina revelam vídeo do primeiro encontro na TV
19 de Novembro, 2023
‘Dança com as Estrelas’ garante os dois primeiros concorrentes
19 de Novembro, 2023
‘A Máscara’. SIC já tem substituta para Sónia Tavares
15 de Novembro, 2023
Versão internacional do ‘Taskmaster’ é a nova aposta da RTP
11 de Novembro, 2023
Opinião. A nova vida do ‘Joker’ da RTP
11 de Novembro, 2023