“Jovens a ganhar 2700€”. Questão de Miguel Sousa Tavares a Costa torna-se viral

O primeiro-ministro, António Costa, foi convidado do ‘Jornal das 8’, da TVI, esta segunda-feira (06/09) e entrevistado por Miguel Sousa Tavares. O jornalista questionou o Chefe do Governo sobre “um jovem altamente qualificado” que consegue um ordenado de “2700€” no primeiro emprego. A questão tornou-se viral nas redes sociais por não espelhar a realidade do mercado de trabalho, atualmente, em Portugal.

Miguel Sousa Tavares
TVI/Instagram

Ao contrário do que seria de esperar, nenhuma resposta do primeiro-ministro gerou controvérsia na entrevista que deu ao canal de Queluz de Baixo, esta segunda-feira. Pelo contrário, foi uma questão de Miguel Sousa Tavares que se tornou viral nas redes sociais.

“Imagine um jovem que vai para o mercado de trabalho, altamente qualificado, e pagam-lhe aquilo que para nós é um belo salário para quem começa: 2700 euros por mês”, começou por questionar o jornalista

Nesse momento, António Costa corrigiu, desde logo, mas sem conseguir demover o também comentador político. “Mas não pagam, infelizmente”, elucidou o líder do PS.

Logo depois, Miguel Sousa Tavares voltou à carga e questionou novamente sobre os 2700 euros, explicando ainda que seria difícil viver com esse ordenado com descontos e, por exemplo, se um jovem ainda tivesse de pagar uma renda de 400 euros.

Devido à insistência nos números, o primeiro-ministro viu-se obrigado a voltar a corrigir o profissional da TVI: “Dessa equação toda, há um dado base que, infelizmente, não corresponde à realidade. Esse jovem altamente qualificado não tem como primeira oferta de emprego esse salário nem nada que se pareça”.

Atualmente, o momento da entrevista liderada por Sousa Tavares é um dos momentos virais nas redes sociais.

Reações múltiplas

Além das inúmeras reações sobre a intervenção do jornalista no ‘Jornal das 8’, do público em geral, também uma colega de profissão não deixou passar ao lado a situação. 

Alberta Marques Fernandes, atualmente a trabalhar na RTP, escolheu o Twitter para criticar o autor do livro ‘Equador’: “ Um jovem altamente qualificado que receba no primeiro emprego 2700 euros…”. Em que país vive o Miguel Sousa Tavares?”.

Até agora, o profissional ainda não comentou a polémica.

Assista ao vídeo: