Setembro é amanhã. Saiba o que o espera na rentrée televisiva

Setembro é amanhã e, normalmente, é o mês em que os canais de televisão estreiam as grandes novidades que vão ocupar a grelha de programação até ao final do ano. Contudo, e com a incógnita que tem sido a evolução da pandemia, o mercado televisivo mexeu muito pouco no verão e grandes novidades na RTP, SIC e TVI contam-se pelos dedos das mãos.

Big Brother regressa em setembro
Big Brother TVI/Instagram

Enquanto, por exemplo, a Netflix anuncia um setembro cheio de novas temporadas de séries de sucesso, como é o caso de ‘La Casa de Papel’, ‘Lucifer’ ou ‘Sex Education’, os canais nacionais mostram-se atipicamente pouco dados a grandes estreias.

Na SIC, por exemplo, não há para já qualquer programa novo, ou mesmo projeto de ficção, apesar de ter sido a única estação a mexer-se no mercado e a contratar, pelo menos, Lourenço Ortigão, que foi um dos grandes protagonistas na ficção da principal concorrente. As atenções ficam, assim, apontadas para a TVI, que vai fazer regressar o ‘Big Brother’ e para a RTP que se chegou à frente para fazer uma nova versão de ‘Masterchef Portugal’.

Ficção e entretenimento na RTP

Há poucas mexidas na programação da RTP em setembro. ‘Praça da Alegria’, ‘A Nossa Tarde’ e o ‘Joker’ vão regressar aos ecrãs e ocupar a grelha diária do canal público, como já tem sido habitual nos últimos anos.

Na ficção, pelo menos a série ‘Bem Bom’, que conta a história da banda ‘Doce’, tem data de estreia marcada para o próximo mês. Além da trama que já deu origem a um filme, sabe-se que a estação já grava outras histórias, incluindo ‘Crimes Submersos’, que junta atores portugueses e espanhóis.

Por outro lado, no entretenimento, setembro deve trazer uma nova edição do ‘The Voice Portugal’, que não deve ter mexidas tanto nos apresentadores, como nos mentores. Além disso, é o mês em que começam as gravações do ‘Masterchef Portugal’, que regressa á “casa-mãe”.

SIC sem grandes novidades

Habitualmente, logo após o verão, o canal de Paço de Arcos habituou o público à estreia de uma nova novela, algo que não vai acontecer este ano. Mesmo assim, ‘Amor Amor’ vai ter direito a uma nova temporada e existe a possibilidade de a brasileira ‘Amor de Mãe’ fechar o ciclo e estrear os últimos episódios ao final da noite.

A primeira estreia do mês está marcada já para o próximo sábado, 4 de setembro. César Mourão vai regressar às noites de sábado com novos episódios de ‘Terra Nossa’. Além disso, Daniel Oliveira, diretor-geral de entretenimento do grupo Impresa, decidiu avançar com uma nova edição do ‘Quem Quer Namorar Com o Agricultor?’ depois dos bons resultados obtidos pela temporada atualmente em exibição. Em contrapartida, a nova edição tem como diferença das demais o regresso de agricultores que já fizeram parte do formato anteriormente.

Quem também está de volta é Ricardo Araújo Pereira com o ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha’. O humorista e a sua equipa vão analisar, aos domingos, as eleições autárquicas

No mês seguinte, a 3 de outubro, Clara de Sousa vai assumir, pela primeira vez, a condução da gala dos ‘Globos de Ouro’, que regressa à televisão depois de um ano de paragem devido à pandemia provocada pela Covid-19.

Para já, são estas as novidades planeadas pelo terceiro canal para a nova temporada.

‘Big Brother’ na TVI

Uma casa nova e um ou uma apresentador/a por conhecer. São estas as grandes novidades do novo ‘Big Brother’ que deve chegar à TVI já em setembro. Os castings já estão feitos e os primeiros anúncios já estão no ar. As noites de domingo e os finais de tarde, durante a semana, vão ser ocupados pelo lugar que será deixado vago por ‘O Amor Acontece’.

Mas se o entretenimento resume-se, para já, ao reality-show, a ficção volta a ser uma das grandes apostas de Cristina Ferreira. ‘Festa é Festa’ chega ao final da temporada atual a 25 de setembro e, logo a seguir, estreia a segunda temporada. Igualmente nos próximos meses, o quarto canal deve estrear ‘Para Sempre’, protagonizada por Inês Castel-Branco e Diogo Morgado, e que já está quase toda gravada.

Ao entretenimento e à ficção junta-se o futebol. A TVI voltou a adquirir os direitos de transmissão da ‘Liga dos Campeões’ que, este ano, conta com os três grandes, FC Porto, Sporting CP e SL Benfica.