Menu

25 de Julho, 2021

Sondagem. Qual é o melhor programa da tarde da televisão?

Janeiro de 2021 trouxe à televisão um novo duelo no horário vespertino. Pela primeira vez, Manuel Luís Goucha assumiu o programa da tarde, na TVI, e passou a ser concorrente direto da amiga Júlia Pinheiro. Antes, Tânia Ribas de Oliveira tinha iniciado a sua jornada a solo, na RTP1, em 2019. Mais recentemente, em março, Maya abraçou o desafio de comandar um formato no mesmo horário que os colegas, mas na CMTV. O A Caixa que já foi Mágica quer, mais uma vez, saber a opinião dos seus leitores. Qual é o melhor programa da tarde da televisão na atualidade?

Qual o melhor programa da tarde?
Divulgação

Tânia, Júlia, Maya e Goucha têm, pelo menos, uma coisa em comum: todos eles trabalharam nos programas da manhã durante vários anos. Contudo, quiseram os diretores de programas, e mais tarde o público, que todos eles se dedicassem a um programa da tarde.

O talk-show, ou “programa de conversa” em tradução muito literal, faz parte da televisão portuguesa diária há muitos anos. Ainda assim, entre a manhã e a tarde há várias diferenças e que atualmente estão bem patentes nos vários canais de sinal aberto, e também na CMTV. Enquanto o despertar é feito com ritmo, alegria, música e muito mais, o ritmo da tarde tornou-se mais calmo e com mais tempo para saborear conversas.

Com a concorrência de Fátima Lopes, que ainda trabalhava na TVI, ‘Júlia’ teve a vida facilitada ao longo de vários meses. A SIC foi líder de audiências nas tardes sem sequer ser beliscada, algo que mudou com a chegada de Manuel Luís Goucha ao horário.

Apesar disso, nas contas feitas pela TV 7 Dias, nos primeiros meses do ano, Júlia Pinheiro levou vantagem sobre o principal rival. O programa do canal de Paço de Arcos acumulou uma média de 4,4% de audiência média, o correspondente a cerca de 416 mil telespectadores, em média, por dia. Por outro lado, o rival de Queluz de Baixo conseguiu 4,3% de audiência média, ou seja, cerca de 407 mil telespectadores diários

A diferença entre SIC e TVI é pouca, embora o programa ‘Júlia’ leve vantagem e vença o horário muitas das vezes.

Longe da concorrência está Tânia Ribas de Oliveira. O ‘A Nossa Tarde’, da RTP1, não consegue aproximar-se dos formatos dos canais privados e não conseguiu nunca chegar ao segundo lugar na média geral.

No mesmo sentido, Maya e a sua ‘Tarde CM’ fazem o seu caminho, mas obviamente o facto de estarem num canal CABO não lhes permite competitividade.

Resumo feito, é altura de dar a sua opinião e escolher qual o seu programa favorito dos quatro mencionados anteriormente. Para isso, basta clicar no círculo correspondente à sua opção e, mais abaixo, clicar em enviar. O A Caixa que já foi Mágica agradece a participação na sondagem que vai estar ativa até ao dia 25 de agosto.

O melhor programa da manhã já foi escolhido

Recentemente, os leitores tiveram a oportunidade de escolher qual o melhor programa da manhã da atualidade. A escolha recaiu sobre o programa ‘Casa Feliz’, da SIC, que deixou para trás, com alguma diferença, o ‘Dois às 10’, da TVI.


À semelhança, o A Caixa que já foi Mágica também quis saber qual é a novela favorita dos leitores. Conheça a resposta aqui.

Categorias: Tags:


Tiago Lourenço