Menu

22 de Maio, 2021

Eurovisão. Quem são os The Black Mamba?

A banda portuguesa está a fazer furor um pouco por toda a Europa, depois de se ter apurado para a grande final do ‘Eurovision Song Contest’, na passada quinta-feira (20/05), com a canção ‘Love Is On My Side’. Mas afinal, quem são os The Black Mamba?

Quem são os The Black Mamba?
The Black Mamba/Instagram

Quem são os The Black Mamba? É provavelmente uma questão que está na cabeça de alguns portugueses e não só. O nome é inspirado na mais letal das cobras: rápida, agressiva e venenosa, assim é a Mamba-Negra. O mesmo foi escolhido pela banda nacional porque o “seu próprio veneno contagiante” serviu de inspiração para o primeiro disco, lançado em 2010. 

Aliás, o grupo faz agora 11 anos, nasceu precisamente em maio e tem na sua música inspirações no blues, no soul e no funk. O sucesso foi imediato e o primeiro álbum atingiu o primeiro lugar nas vendas logo na estreia.  Pedro Tatanka, o vocalista, Ciro Cruz e Miguel Casais fazem parte da formação inicial que percorreu Portugal de norte a sul.

A partir daí, os The Black Mamba estiveram em várias cidades internacionais, entre as quais, Sevilha, Madrid, Filadélfia, Luanda ou São Paulo. Em 2013, subiram ao palco do ‘Rock in Rio’ e foram aplaudidos pelos media.

Mais tarde, em 2014, a banda lançou um novo álbum de originais, ‘Irmão Irmãozinho’ e contaram com as participações de, por exemplo, Áurea ou António Zambujo. No ano seguinte, fizeram parte dos cartazes de eventos como o ‘Nos Alive’, ‘Festival do Crato’ ou o ‘Festival Marés Vivas’.

Além do sucesso, em 2015, o grupo sofreu um revés com a saída da formação de Ciro Cruz, baixista e co-fundador. Apesar disso, a banda prosseguiu o seu caminho de sucesso e iniciou uma nova tournée com os seus sucessos tocados em versão acústica. 

Em 2016, a formação captou a atenção de Skyler Jet, produtor e músico vencedor de um Grammy, que já marcou presença em vários concertos e fez com a banda nacional uma música para a banda sonora de um filme.

Um ano mais tarde, Pedro Tatanka e os colegas lançam ‘I Wanna Be With You’, que mereceu elogios da crítica. Já em 2018, foi editado o álbum ‘The Mamba King’ que os levou a desdobrar-se em concertos ao longo de todo o ano. A partir daí, ‘Good Times Tour’ marcou o percurso profissional e só terminou em 2020.

O carismático vocalista

Pedro Tatanka é o rosto mais visível dos The Black Mamba, mas também já tem uma carreira a solo, que iniciou em 2016. Natural de Sintra, o músico lançou “Alfaiate” e “De Alma Despida”, os primeiros temas originais e interpretados em português.

Além disso, fez parte do projeto musical das ‘7 Maravilhas de Portugal – Aldeias’, no qual atuou ao lado de vários artistas nacionais.

‘Pouco Barulho’, o disco de estreia de Tatanka, foi lançado em junho de 2019.

‘Festival da Canção’

Os The Black Mamba foram sempre um dos grandes favoritos à vitória no ‘Festival da Canção 2021’. Facto é que a banda venceu, mas de forma curiosa.

Apesar de ter passado destacadamente à grande final e de ter vencido a mesma, a formação não foi capaz de convencer por completo o público e o júri. Carolina Deslandes foi a escolha dos jurados e NEEV a escolha dos portugueses que votaram para eleger a representante nacional para o ‘Eurovision Song Contest’. Certo é que, graças às regras da RTP1, os The Black Mamba acabam por ser escolhidos por terem a mesma pontuação de Carolina, mas com mais votos do público.

Após a escolha, muitos criticaram a canção representante portuguesa por ser cantada, pela primeira vez, totalmente em inglês. Agora, ‘Love Is On My Side’ colocou Portugal na final do certame europeu e as casas de apostas garantem que é uma das principais favoritas à vitória. Este sábado saber-se-á. 

Categorias: Tags: