Há 12 anos que as manhãs não eram tão disputadas por SIC e TVI

‘Casa Feliz’, da SIC, e ‘Dois às 10’, da TVI, são os dois programas que ocupam as manhãs dos canais privados atualmente. Os formatos alternam a liderança das audiências de dia para dia, algo que já não se verificava há quase 12 anos. Em 2009, Fátima Lopes e o seu programa em nome próprio perderam de vez o estatuto de líderes para o recentemente extinto ‘Você na TV!’.

Manhãs da SIC e TVI
Divulgação

Diana Chaves e João Baião, Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos são, à vista de alguns anos atrás, as mais improváveis duplas das manhãs. A verdade é que os quatro dão à SIC e à TVI audiências que não permitem uma estabilidade no primeiro lugar das audiências, mas também estão longe de desiludir.

Ainda esta terça-feira (07/04), por exemplo, o programa ‘Casa Feliz’ bateu o seu recorde de share anual, com 23,5%, e uma audiência média de 4%. Por sua vez, o ‘Dois às 10’ não se deixou abalar e garantiu 4,1% de audiência média com 24,5% de share. Os últimos números não são muito diferentes dos habituais conquistados pelas duas apostas desde o início deste ano. A televisão ganhou um duelo de “ora ganhas tu, ora ganho eu” que não se via há 12 anos.

Em 2009, as manhãs dos canais privados sofreram uma viragem que demorou cerca de nove anos para voltar a acontecer. Durante um longo período, tanto o ‘SIC 10 Horas’, como o ‘Fátima’ lideraram confortavelmente audiências. Os programas do canal de Paço de Arcos, na altura de Carnaxide, tinham um denominador comum chamado Fátima Lopes e em que o grande concorrente era o ‘Praça da Alegria’, da RTP1.

Nesse ano, a apresentadora, que deixou a TVI recentemente, foi mãe do seu segundo filho, numa altura em que a dupla Goucha/Cristina já tinha uma palavra a dizer, sobretudo desde agosto de 2008. A 5 de fevereiro, Fátima já cumpria licença de maternidade, quando Merche Romero e Carlos Ribeiro assumiram as manhãs da SIC.

No primeiro dia da nova dupla as coisas ainda animaram para o terceiro canal, mas o efeito novidade passou depressa. ‘Fátima’ aguentou-se até ao verão.

O adeus definitivo de Fátima Lopes às manhãs

Com o ‘Você na TV!’ já indiscutivelmente na frente, a SIC decidiu mexer na sua programação diária. A sua “rainha das manhãs” passou para as tardes, com um fugaz ‘Vida Nova’, e no horário matutino o canal apostou em ‘Companhia das Manhãs’, com Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes na apresentação.

Até à saída de Cristina Ferreira para a estação de Pinto Balsemão, o formato da TVI não cedeu a vantagem, nem quando Júlia Pinheiro assumiu as manhãs da principal concorrente. 

Até janeiro deste ano, a televisão nacional não conhecia umas manhãs tão disputadas como há 12 anos atrás. 

%d bloggers like this: