Menu

4 de Abril, 2021

Opinião. Desta vez, Sónia ganhou com Goucha

Sónia Araújo foi a convidada de Manuel Luís Goucha no programa ‘Conta-me’, este sábado (03/04). 20 anos depois da separação em televisão, a dupla voltou a juntar-se para conversar sobre o momento em que o apresentador se mudou para a TVI e também sobre a vida da mulher do norte, que tão poucas entrevistas têm dado ao longo do seu percurso. Não desvalorizando a carreira da profissional, Sónia ganhou mais numa hora de televisão do que nos últimos anos.

Sónia Araújo com Goucha
TVI Oficial/Instagram

O ‘Conta-me’ desta semana conseguiu dois feitos: primeiro tirou um esqueleto do armário e limpou, de uma vez por todas, a imagem de Manuel Luís Goucha face à saída da RTP. E, segundo, aproximou Sónia Araújo do público por se ter dado a conhecer melhor.

“Nós trabalhávamos já há sete anos juntos e fiquei surpreendida de não me teres dito nada, isso eu fiquei. Acho que deve ter sido uma decisão muito difícil para ti porque te sentias muito bem onde estavas, eras muito bem tratado, estávamos em casa. Eu sei também o que é ser convidada para outra estação e ter de tomar essa decisão. Por muita gente que consultemos, a última decisão é nossa. Acredito que não o tenhas feito de animo leve. Fizeste o que achavas que era melhor para ti e é isso que tem de ser feito. Surpreendeu-me só o facto de saber por outras pessoas e não por ti”, afirmou a apresentadora da RTP1, dando ao antigo parceiro televisivo aquilo que esperou ouvir durante 20 anos.

Além da revelação, Sónia continuou a entrevista a dar mais de si. Explicou o que faria e não faria em televisão, expôs, ainda que pouco, a sua vida privada e explicou o porquê de ser uma mulher recatada e sempre como o mesmo registo televisivo ao longo dos anos. 

A verdade é que a profissional é um caso estranho de sucesso. Tem uma das carreiras mais sólidas da televisão portuguesa sem nunca ter feito “grandes voos”. Aí se percebe a estabilidade que a RTP, enquanto canal público, dá aos seus profissionais. Recorde-se ainda que foi com a saída da estrela do canal de Queluz de Baixo que a comunicadora ganhou o estatuto de apresentadora, até lá, não tinha passado de assistente.

Voltando atrás, esta entrevista a Manuel Luís Goucha deu a Sónia um palco que nunca tinha tido. Esteve na TVI, que tem inegavelmente mais público que o canal para o qual trabalha, e esteve exposta como nunca esteve. Foi inteligente da sua parte, e da própria RTP, ter aceitado este desafio.

Sabemos que a colega de Jorge Gabriel é respeitada pelo público, mas que está longe de ser uma apresentadora de e para as “massas”. Não tem de ser, obviamente, mas depois deste ‘Conta-me’ pode ter chegado a um público que nunca lhe tinha prestado a devida atenção.

Categorias: Tags: