O ‘Hell’s Kitchen’ está a chegar. Saiba como funciona

A versão portuguesa do ‘Hell’s Kitchen’ chega à SIC a 14 de março. Ljubomir Stanisic vai estrear-se no horário nobre do canal de Paço de Arcos num programa onde vai liderar um restaurante fictício e no qual vão trabalhar vários aspirantes a chef ‘s de cozinha. Mas como funciona o formato? O A Caixa Que Já Foi Mágica dá-lhe a resposta.

Hell's Kitchen
Ljubomir Stanisic/Instagram

O canal de Paço de Arcos selecionou 16 concorrentes que vão ser divididos entre duas equipas. No ‘Hell’s Kitchen’ português, as mulheres vão fazer parte da equipa vermelha, enquanto os homens vão pertencer à equipa azul. As duas vão competir pelo melhor serviço ao longo das semanas, num restaurante criado especialmente para o efeito.

Contudo, na estreia, todos os candidatos vão ter de preparar um prato em 45 minutos que os caracteriza e que mostre a sua assinatura. Ljubomir vai avaliar cada um dos pratos e a equipa vencedora vai ganhar um prémio, enquanto a outra vai sofrer uma consequência definida pelo chef. No mesmo dia, as duas equipas vão competir naquele que será o primeiro serviço. Para o jantar, as equipas vão ter de preparar o jantar para Vera Kolodzig, José Raposo, João Manzarra, Ana Cristina Oliveira e Carolina Torres.

Ao longo das várias semanas de competição, as equipas podem sofrer alterações, com troca de participantes, sempre por decisão do dono do ‘100 Maneiras’. Além dos serviços, que vão ditar o concorrente menos capaz e consequentemente expulso, os candidatos vão ter ainda de passar por vários desafios.

Relativamente aos desafios, estes incluem a recriação de pratos ou a definição de ingredientes mediante uma prova às cegas. Os vencedores são recompensados, enquanto os derrotados são obrigados a, por exemplo, limpar as cozinhas.

Já mais perto do final, quando restarem apenas seis chef’s, as equipas azul e vermelha dão lugar ao negro e cada concorrente passar a competir individualmente. A finalíssima irá colocar frente-a-frente os dois melhores cozinheiros.

O formato já foi adaptado em países como a Albânia, a Austrália, o Brasil, a Bulgária, a Finlândia, a França, a Alemanha, a Grécia, a Indonésia ou a Itália, entre outros. Ainda assim, foi nos Estados Unidos da América onde o programa teve maior sucesso, já com 19 temporadas, e sempre com Gordon Ramsay ao comando.

%d bloggers like this: