‘Bem Me Quer’ ou ‘A Serra’. Afinal, que novela nasceu primeiro?

Nem sempre o produto que vemos primeiro a chegar à televisão foi o primeiro a ser equacionado ou até mesmo produzido. Com a estreia de ‘A Serra’, esta semana na SIC, muitas foram as comparações com a novela ‘Bem Me Quer’, da TVI, que estreou ainda o ano passado. Na apresentação da história, Daniel Oliveira, diretor geral de entretenimento do canal de Paço de Arcos, defendeu que a trama protagonizada por Júlia Palha nasceu primeiro.

bem me quer
Divulgaçao

Há semelhanças inegáveis entre as duas tramas que ocupam as noites de horário nobre dos canais privados de sinal aberto. Tanto ‘Bem Me Quer’ como a ‘A Serra’ centram a sua ação na Serra da Estrela. Além disso, ambas as protagonistas da história são jovens, humildes e ganham a vida a fazer queijos.

A isso, junta-se ainda o romance vivido pelas personagens de Kelly Baley e Júlia Palha com dois jovens, noivos de duas mulheres pertencentes a famílias ricas. 

Quando confrontado com as semelhanças, Daniel Oliveira foi claro em dizer que ‘A Serra’ nasceu primeiro que a aposta da concorrência. “Acho curioso na medida em que como sabem nós começámos a gravar esta novela em janeiro de 2020, tanto as primeiras imagens como a premissa da história. Provavelmente a história andava pelo ar e alguém agarrou na mesma ideia”, afirmou em conferência de imprensa. Apesar disso, a protagonista só chegou só foi apresentada como nova contratação da estação em outubro do mesmo ano.

O diretor geral de entretenimento do grupo Impresa foi mais longe e garantiu que não alterou nada do que havia sido planeado. “Nós não alterámos a nossa convicção de que estávamos a fazer uma história certa, com os valores certos e original, não nos desviámos do caminho só porque havia alguma pedra no caminho”, explicou aos jornalistas.

Recorde-se que ‘Bem Me Quer’ chegou aos ecrãs em outubro de 2020, tendo iniciado gravações no verão do mesmo ano. A novela foi a primeira aposta de Cristina Ferreira desde que regressou à TVI, em conjunto com Nuno Santos. No início desse ano, a apresentadora ainda trabalhava na SIC, que já preparava a sua aposta na ficção desde 2019.

Por agora, e apenas dois episódios após a estreia, a ‘A Serra’ foi o programa mais visto pelos portugueses, não tendo sido afetada pelo polémica de se tratar de uma “cópia” da concorrência.

%d bloggers like this: