Menu

14 de Fevereiro, 2021

‘All Together Now’ chega em março. Recorda-se dos caça talentos da TVI?

O ‘All Together Now’ marca o regresso da TVI aos talent-shows, depois de alguns anos de interregno. O formato conduzido por Cristina Ferreira chega em março, mas antes o canal já apresentou formatos do género e nem sempre com bons resultados. Ainda se recorda da ‘Academia de Estrelas’ ou do ‘Rising Star’?

TVI
Daily Cristina/Instagram

Os caça talentos musicais não estão no ADN da TVI, mas a nova aposta da diretora de entretenimento e ficção pode colocar o canal no mapa e com maior sucesso. Contudo, houve tempos em que os formatos com crianças foram donos e senhores das noites de domingo e com um sucesso estrondoso.

TVI

Em alternativa aos reality shows, o canal de Queluz de Baixo decidiu apostar na ‘Academia de Estrelas’, em 2002. O formato misturava as categorias de canto e representação e mostrava a vida de vários jovens decididos em fazer do espetáculo a sua vida. Teresa Guilherme foi a apresentadora de um programa que esteve muito longe das audiências pretendidas.

Ainda assim, foi responsável por descobrir nomes como Vanessa Silva, Manuel Melo ou Pedro Bargado. Curiosamente, a estação decidiu ainda apostar na ‘Academia de Famosos’, já com Fernanda Serrano e Paulo Pires como apresentadores, mas também sem sucesso.

TVI

Foi preciso esperar cerca de seis anos para que a TVI voltasse a apostar num talent show, desta feita com crianças e aquele que teve maior sucesso até à data. ‘Uma Canção Para Ti’ juntou Manuel Luís Goucha a Júlia Pinheiro, nas noites de domingo, e mostrou ao país pequenos grandes talentos.

Adaptado de um programa italiano, a aposta do canal juntava grupos de crianças que mostravam, todas as semanas, os seus dotes vocais. Luís Jardim, Rita Pereira, Pedro Granger e Helena Vieira fizeram parte dos jurados, embora fosse o público a escolher os seus favoritos a passar à fase seguinte. O sucesso foi tal que o programa teve quatro edições nos anos seguintes, sendo que Cristina Ferreira substituiu Júlia na última temporada.

TVI

Pelo meio, Herman José chegou a Queluz de Baixo onde apresentou o ‘Nasci P’ra Cantar’, em 2009. Ali, os concorrentes tinham de escolher um artista famoso e imitá-lo. Nesse sentido, aquele que fizesse a melhor imitação vencia o programa. As fracas audiências ditaram o fim logo na primeira edição.

Já em 2011, Rita Pereira e Nuno Eiró percorreram o país com o ‘Canta Comigo’ que quase no início teve um fim anunciado pelas críticas à apresentação e as fracas audiências. O programa percorreu várias cidades do país e procurava participantes surpreendentes, um pouco ao jeito do ainda mais antigo ‘Cantigas das Rua’.

Seguiram-se várias edições do ‘A Tua Cara Não Me É Estranha’ que, apesar de apostar em imitações com artistas famosos, acabou por consagrar alguns deles, como foram os casos de Romana, Ricardo Soler e Luciana Abreu.

TVI

Em 2014, Leonor Poeiras e Pedro Teixeira assumiram a condução do ‘Rising Star’, que teve como particularidade o facto de os concorrentes estarem, no início da atuação, cercados por um grande ecrã que só subia se fossem atingidos os valores necessários de votação por parte do público e do júri. O formato foi perdendo audiências de gala para gala e acabou por se ficar pela primeira edição.

Mais tarde, em 2015 e 2016, Fátima Lopes assumiu duas edições do ‘Pequenos Gigantes’, também com a atuação de crianças, mas muito longe do sucesso de ‘Uma Canção Para Ti’.

Até então, e no que toca a cantorias, a TVI não voltou a apostar em de caça talentos com anónimos.

O ‘All Together Now’ vai quebrar o jejum já em março e não terá uma tarefa muito difícil de se tornar no talent show do canal com maior sucesso desde o ‘Uma Canção Para Ti’, isto se não se considerar o ‘A Tua Cara Não Me É Estranha’.

Categorias: Tags: