Figura do ano. Daniel Oliveira e João Baião são as escolhas de 2020

Seria fácil e óbvio escolher Cristina Ferreira como figura televisiva do ano. O seu regresso à TVI provocou um verdadeiro rebuliço e fez correr muita tinta. Atualmente, a apresentadora luta por voltar a colocar a estação de Queluz de Baixo no primeiro lugar, com algum sucesso. Merecia o distintivo, mas há duas pessoas que talvez serão esquecidas por outros e que merecem esse destaque.

Figura do ano
João Baião/Instagram

O primeiro destaque como figura do ano vai para Daniel Oliveira. Meses depois da saída da sua antiga estrela da SIC, ainda não pronunciou uma única palavra sobre o sucedido, não dando importância e mostrando que há mais caminhos por onde ir. 

As suas reações às investidas de Cristina foram quase todas certeiras e abafaram um regresso que podia ter abalado as audiências. Além disso, foi rápido a agir no programa das manhãs. Deu um novo nome ao formato, esperou algum tempo para lhe dar um cenário renovado e testou a dupla que escolheu em poucas horas.

O canal de Paço de Arcos, graças à sua estratégia, continua no primeiro lugar das audiências sem sequer se ter valido ainda de contratações como Ljubomir Stanisic ou figuras como Sofia Alves na ficção. O próximo ano promete não ser fácil, com uma TVI com nova programação. Porém, 2020 foi a verdadeira prova de fogo.

A Daniel Oliveira junta-se João Baião como figura do ano. Esteve muitos anos na penumbra depois de um regresso mal sucedido à SIC. O diretor geral de entretenimento deu-lhe as manhãs de fim-de-semana, mas até isso foi pouco. Este ano, Baião trabalhou afincadamente, esteve semanas no ar sem uma única folga e rejeitou uma proposta para se mudar para a TVI.

Hoje em dia, é o rosto principal do canal, com projetos como o ‘Casa Feliz’, o ‘Domingão’ ou o ‘Patrões Fora’ e muitas vezes líder de audiências.

João Baião e Daniel Oliveira são dois grandes exemplos, cada um à sua maneira, de como é possível gerir e ultrapassar contrariedades e também com a virtude de saber esperar.

%d bloggers like this: