Menu

26 de Dezembro, 2020

SIC vence Natal, mas perde público para a RTP1 e a TVI

A SIC voltou a ser o canal mais visto pelos portugueses tanto no dia 24, como no dia 25 de dezembro. Contudo, o canal perdeu público face a 2019 que, este ano, preferiu passar a Natal na companhia da RTP1 ou da TVI.

Mamma Mia foi o filme mais visto do Natal
Reproduçao

O cinema voltou a dar alegrias à SIC, embora longe das audiências de outrora, sobretudo no período noturno. Ainda assim, o dia de Natal foi dominado pelos filmes  ‘Jumanji: Bem-vindos à Selva’ e ‘Mamma Mia! Here We Go Again’, exibidos pelo canal durante a tarde.

A película de aventura protagonizada por Dwayne Johnson conquistou 9,9% de audiência média e 24,7% de share, ao passo que o musical dominou com 10% de audiência média e 20,3% de share. A estas vitórias juntou-se ainda a preferência pelo ‘The Boss Baby’, ao início da tarde (8,2%/21,9%)

No período da tarde, a RTP conseguiu a segunda posição com o compacto do ‘Natal dos Hospitais’ (5,5% / 13,5%) e mais uma emissão do ‘Preço Certo’. Por sua vez, a TVI ocupou a terceira posição com a transmissão do filme ‘O Panda do Kung Fu 2’ (5,6% / 15%) e o ‘Somos Natal’ (5,4%/11,9%)

Apesar dos bons resultados no período vespertino, a SIC perdeu o primeiro lugar à noite. ‘Hotel Transylvania 3’ (7,9% / 15,2%) não conseguiu superar as novelas ‘Bem Me Quer’ (10,7% / 19,9%) e ‘Amar Demais’ (8,3% / 18,7%). Ainda assim, as histórias do quarto canal tiveram dificuldades em impor-se frente ao ‘The Voice Portugal’ (9,1%/18,9%)  especial de Natal que dominou na última hora e meia de transmissão. 

Nos totais diários, a SIC foi o canal mais visto pelos portugueses com 17,8%. Ainda assim, tratou-se de uma queda de 5% face ao ano anterior. Esse valor acabou por ser capitalizado pela TVI, que conquistou 14,5%, e pela RTP1 que subiu aos 13,8% de quota de mercado.

SIC também perde público no dia 24

O canal de Paço de Arcos também perdeu fôlego na véspera de Natal deste ano. Apesar de liderar durante a manhã com o ‘Casa Feliz’ e nas primeiras horas da tarde com os filmes ‘Estrela de Natal’ e ‘Beethoven Salva o Natal’, acabou por ceder a vantagem para o ‘Preço Certo’, da RTP1. Durante a tarde, a TVI foi quase sempre vice- líder com o ‘Natal em Família’.

Mais uma vez, o período noturno foi o calcanhar de Aquiles do canal liderado por Daniel Oliveira. A estreia de ‘Trolls’ não conseguiu bater a novela ‘Bem Me Quer’ e teve dificuldades em bater a reposição do ‘Circo de Natal’ da estação pública. 

A transmissão especial do ‘Big Brother’ também conseguiu a liderança.
A SIC garantiu o primeiro lugar ao registar 18% de share. A TVI conquistou 16,4% e a RTP1 alcançou 14,7%.

Os dados apresentados são da responsabilidade da CAEM/GfK. Fonte: Espalha-Factos

Categorias: Tags: