Fãs de Cristina ligam TVs para lhe dar audiência. Valerá o esforço?

Os seguidores de Cristina Ferreira surpreenderam-na nas redes sociais, esta quinta-feira (15/10), afirmando deixar os seus televisores ligados para a ajudar a ganhar nas audiências. O que provavelmente não sabem é que só 1.100 lares em Portugal contam para os números finais.

Fãs surpreendem Cristina Ferreira
Daily Cristina/Instagram

“Amanhã vou trabalhar, não posso estar a ver televisão, como é que faço para ajudar nas audiências? Quero a TVI a ganhar… Como posso fazer, existe alguma forma?”, esta foi uma das partilhas feitas pela apresentadora de umas das mensagens que lhe chegaram das suas fãs.

A juntar à publicação, outra seguidora respondeu: “Faça como eu! As quatro televisões da casa ligadas na TVI”. Cristina avançou com um “isto é tão bonito”, mas não explicou, pelo menos publicamente, que de nada valia tamanha veneração.

Em Portugal, como no resto do mundo, as audiências são uma espécie de sondagem à boca da urna e não correspondem a uma verdade absoluta. A CAEM e a GFK são as empresas responsáveis pela recolha dos números que movem milhões de euros em publicidade.

Em 1.100 lares nacionais estão instalados audímetros por cada televisão disponível. Cada um desses aparelhos mede o comportamento do visionamento dos espectadores. Esse número de lares corresponde a cerca de 3 mil pessoas.

Além disso, as casas que fazem parte do painel estão sujeitas a algumas regras. Por exemplo, se o televisor estiver várias horas ligado no mesmo canal, a empresa responsável pelas medições contacta os proprietários para questionar a razão pela qual está o aparelho está sintonizado ao longo daquele período.

Em suma, os fãs de Cristina Ferreira vão ter de encontrar outra forma se quiserem garantir que o programa da TVI lidere audiências.

%d bloggers like this: