Menu

27 de Setembro, 2020

Cláudio França. Jornalista faz história ao estrear-se na SIC

O jornalista fez história, este sábado (26/09), ao tornar-se no primeiro pivô negro a surgir nos ecrãs da SIC Notícias. O jovem conduziu os espaços informativos da manhã do canal, tendo gerado inúmeras reações nas redes sociais.

Cláudio França
Sérgio Santos/SIC

Cláudio França é o “protagonista” do momento ao assumir a condução do jornal do canal noticioso da SIC no período da manhã. Apesar da decisão da estação de Paço de Arcos, também a TVI conta com a jornalista negra Conceição Queiroz e também a RTP3 tem noticiários exclusivamente dedicados aos países dos PALOP.

Ana Sofia Martins, Mariama Barbosa, Carolina Deslandes e a candidata à presidência da República, Ana Gomes, foram alguns dos rostos conhecidos a comentar o momento em que um profissional de cor assumiu a informação antena do canal de Paço de Arcos.

“Nunca em toda a minha vida tinha visto um negro de rastas em frente a um ecrã a apresentar as notícias. Estão todos de parabéns, um pequeno passo para o canal e um grande passo para a Comunidade Negra. E para Todos nós!”, escreveu Mariama Barbosa no seu Instagram.

“Apesar de ouvirmos que “somos todos iguais”, a verdade é que ainda há muitas pessoas a quem lhes é imposto um limite nos sonhos, um tecto. Porque puro e simplesmente não vão ter as mesmas oportunidades, porque crescem a a lidar com o não, com o “vai ter de esperar”. Este passo, este dia em que um negro de rastas é posto como apresentador de um jornal, é mais do que um passo para a inclusão, para a representatividade. É quebrar esse tecto dos sonhos, é deixar uma comunidade acreditar que pode finalmente ser tudo. Estou muito feliz e muito orgulhosa da SIC. Cláudio, parabéns! “, escreveu também Carolina Deslandes nas redes sociais.

Também a atriz Ana Sofia Martins fez questão de frisar o acontecimento, ilustrando a descrição “REPRESENTATIVIDADE” com uma imagem de Cláudio França e outra de Conceição Queiroz.

Categorias: Tags: