‘O Atentado’. Série da RTP mostra o dia em que tentaram matar Salazar

A nova série do canal público é escrita por Francisco Moita Flores e baseia-se em factos reais. A ação decorre no verão de 1937 e vai mostrar ao público o plano do atentado que pretendia acabar com a vida de Oliveira Salazar.

O Atentado
Divulgação RTP

‘O Atentado’ tem estreia marcada para a noite de quarta-feira (16/09), na RTP1. A história centra-se numa altura em que o Estado Novo atingia o seu máximo esplendor e Salazar governava em ditadura.

Na mesma época foi criado o campo do Tarrafal, em Cabo Verde, que mantinha presos os dirigentes da oposição.

É nessa momento histórico que a nova série do canal público se vai debruçar e o tema principal é o planeamento de um atentado à bomba. Apesar de tudo ter sido meticulosamente pensado, o plano não correu como esperado e Salazar não chegou sequer a ficar ferido.

A trama vai contar com dez episódios exibidos semanalmente, em horário nobre. Francisco Moita Flores, o autor, baseou-se na informação recolhida através do Processo-Crime criado à época.

Grande parte dos personagens são reais, embora existam outros tantos criados para ajudar a encadear factos. Do elenco fazem parte nomes como Laura Dutra, Joaquim Nicolau, Gonçalo Botelho, Diogo Martins, João Paulo Sousa, António Pedro Cerdeira, Miguel Damião, Tiago Aldeia, Filipa Cardoso, Pedro Lacerda, José Pedro Vasconcelos e Filomena Gonçalves.

‘O Atentado’ estreia já esta quarta-feira (16/09), às 21h00.

%d bloggers like this: