Opinião. O princípio do fim da “peixeirada” do futebol na TV

Debates futebol SIC
Fotografia.: Divulgação

A SIC avançou com a notícia de que o seu canal de notícias vai deixar de exibir programas de debate sobre futebol, sem recurso a comentadores ligados ao FC Porto, ao Sporting CP, e ao SL Benfica. Pouco depois, a TVI anunciou decisão idêntica, afirmando que já a tinha tomado há alguns meses.

O futebol é o desporto rei em Portugal, logo, um desporto de massas. Estes programas, tal e qual os conhecemos não só não o dignificavam, como também não dignificavam a própria televisão. Eram, aliás, dos momentos mais baixos da televisão portuguesa.

Quantas vezes não assistimos no dia seguinte, por exemplo, aos histerismos de Manuel Serrão? Talvez se critiquem programas como o ‘Passadeira Vermelha’ ou o ‘Big Brother Extra’ mas, apesar de uma ou outra opinião mais inflamada, não se assiste “peixeirada” que domina ou dominava os domingos à noite nos canais de notícias. 

Para já, ainda não se sabe que formato de debate vai substituir aqueles que já existem, ou existiam. Contudo, espera-se que, pelo menos, sejam mais dignos. 

SIC e TVI merecem um aplauso por terminar com vários programas que garantem audiências, mas que não dignificam o canal. Por outro lado, a RTP vai manter o seu ‘Trio D’ Ataque’ porque, garante, não tem comentadores “tóxicos”. Opiniões…

‘Casa Feliz’ a caminho da infelicidade

O programa das manhãs da SIC é um bom esforço de todos os seus profissionais, após a saída de Cristina Ferreira. Ainda assim, mostrou na sua segunda semana que está longe de ser invencível. Mais tarde ou mais cedo, Daniel Oliveira vai ter de criar um novo formato ou reformular aquele que já tem, a começar pelo cenário. João Baião e Diana Chaves estão a fazer um trabalho extraordinário, mas parece sempre que estão numa casa arrendada em que não podem fazer buracos nas paredes para colocar as suas molduras.

O fim do ‘Big Brother’

A edição 2020 do ‘Big Brother’ chega ao final na sua melhor fase. Liderou confortavelmente audiências ao longo dos dois últimos domingos e deixou a SIC em má posição. Apesar do mérito, o reality show aproveitou a péssima e cansativa solução encontrada para o ‘Quem Quer Namorar Com o Agricultor?’.

Este artigo foi escrito por Tiago Lourenço, autor do A Caixa que já foi Mágica, e originalmente publicado pelo site Espalha-Factos.

%d bloggers like this: